quinta-feira, 2 de maio de 2013

Amor e amizade também se aprendem na escola

 http://bairroeducador.blogspot.com/
Cerca de 30 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Cornélio Pena, BE Irajá, participaram no dia 23 de abril, de uma atividade lúdica que aborda temas relacionados aos sentimentos de amor e amizade. A dinâmica se baseou no Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, que no primeiro bimestre está trabalhando o tema “Amor”.


A atividade, à convite do Bairro Educador Irajá, foi desenvolvida pela gestora de projeto do Bairro Educador da Penha, Maristela Andrade, que propôs uma dinâmica interativa junto aos estudantes. Maristela explicou a importância dos sentimentos como amor e amizade.


Durante a atividade, os estudantes escreveram no papel uma palavra ou uma frase positiva para o amigo”. Em seguida, eles escreveram o próprio nome atrás do papel, para permitir a posterior identificação. Dobraram o papel e colocaram dentro de balões de aniversário. Por fim, eles jogaram os balões para o alto, misturando-os e tentaram pegar o balão de um amigo. Ao estourar os balões, cada  estudante fez a leitura da palavra ou frase escrita, identificando quem a escreveu.


A maior parte dos papéis continham frases como: “eu te amo”; “a sua amizade é muito importante para mim”; “eu te adoro, meu amigo”, “amigos para sempre”, entre outras.

Esta dinâmica teve por objetivo promover a interação entre os alunos, como uma forma de ampliar os laços de companheirismo e amizade, além de exercitar a escrita e a leitura. A expressão oral também foi exercitada de forma descontraída e espontânea, através da leitura das frases. 

A atividade foi essencial para ampliar as formas de ensino e aprendizagem dos alunos, por isso, o BE agradece a gestora de projeto Maristela Andrade, pela elaboração e execução da dinâmica, e a estagiária do programa de educação especial, pela participação.      

Por Fernanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário