quinta-feira, 2 de maio de 2013

Peso ideal: MS lança programa que ajudará trabalhadores a manter medida certa

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Nesta segunda-feira (29), o Ministério da Saúde lançou o Programa Peso Saudável, uma proposta atual e informatizada de controlar o peso e prevenir a obesidade no ambiente de trabalho. O software, que já está em funcionamento no MS, poderá ser baixado e utilizado por toda e qualquer empresa no país.
Para o ministro Alexandre Padilha, os profissionais de saúde devem ser exemplos da adoção de hábitos saudáveis. “Nós, trabalhadores da saúde, temos de ser protagonistas do que orientamos a sociedade a fazer em relação a hábitos saudáveis. Temos de dar o exemplo, começando em casa e no nosso trabalho. A gente quer que o Ministério da Saúde seja cada vez mais um local de vida saudável. Embora todo mundo trabalhe muito, pequenas mudanças no dia-a-dia faz com que a gente viva melhor”, afirmou o ministro.
A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica como será o programa: “O trabalhador fará a adesão a um aplicativo de computador, que irá auxiliá-lo a adotar uma rotina de pesagem mensal. Nesse aplicativo ele informará de forma regular o seu peso e receberá uma avaliação da evolução do peso durante o período de trinta dias. Conforme a variação, ele receberá orientações de alimentação, de atividade física e da maneira saudável de controlar o seu peso”.
O programa é voltado para a população adulta nos locais de trabalho, considerando que as pessoas passam muitas horas diárias nesses ambientes. “Dados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que 15% da população adulta é obesa. Além disso, no Brasil, os adultos ganham em média um quilo por ano, sem se dar conta disso. A intenção do Peso Saudável é prevenir este ganho de peso”, conta a coordenadora.
Shirley Pinheiro é agente administrativa do MS e já aderiu ao programa. “Acho importante a gente está sempre controlando o peso. Quero saber se realmente estou no peso ideal e partir de agora vou fazer esse acompanhamento pelo site”, relata.
Adesão – O monitoramento já começou entre os trabalhadores do MS como uma experiência modelo e, a partir do dia 1º de maio, será disponibilizado o software e um manual instrutivo para implantação do Programa Peso Saudável para outras empresas ou ambientes coorporativos, de qualquer porte. A empresa fará um cadastro simples permitindo ao MS conhecer quem, de qual lugar e com quantos funcionários estão aderindo ao Programa e se habilitando a receber mensagens de orientação do Ministério da Saúde.
“Assim que o participante enviar o novo dado, o software retornará o resultado da avaliação em forma de evolução gráfica e apresentará dicas de alimentação saudável e atividade física”, detalha a coordenadora. Um mês após o cadastro, será enviada uma mensagem por e-mail, lembrando o trabalhador de checar seu peso, junto com um link de acesso rápido para registro do peso no software.
O bancário João Ciocca gostou do programa e espera que a empresa onde ele trabalha adira ao Peso Saudável. “Seria muito bom se a empresa que eu trabalho tivesse esse software. A idéia é ótima e se aqui tiver eu vou participar sim. Confesso que não como muita coisa saudável, mas se o programa me apresentar outras opções de alimentos saudáveis, que substituam o que eu não gosto de comer, será muito bom”, comenta João.
A intenção é que o participante se engaje em um processo de autocuidado. Para resultados satisfatórios, é fundamental a percepção da variação do peso desencadeando uma avaliação nos comportamentos recentes em relação à alimentação e aos exercícios físicos.
      • Veja como foi a primeira ação do Programa Peso Saudável no Ministério da Saúde.
      • Saiba mais sobre o aplicativo com a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do MS, Patrícia Jaime.
Camilla Terra / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário