quinta-feira, 2 de maio de 2013

Integração entre Educadores Comunitários e Bairros Educadores

 http://bairroeducador.blogspot.com/
O primeiro encontro dos educadores comunitáriosda escolas que fazem parte da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi realizado no dia 18 de abril, na Arena Jovelina Pérola Negra, no bairro da Pavuna. Reunindo mais de 30 pessoas representativas de sete Bairros Educadores: Anchieta, Costa Barros, Acari, Coelho Neto, Pavuna e Irajá, além da presença da gerente de educação da 6ª CRE, Patrícia Fernandes Ferreira, e da assessora da 6ª CRE, Valéria Ramos, o encontro serviu como uma troca de saberes entre o projeto Bairro Educador e os profissionais do Programa Mais Educação.


Esta iniciativa foi uma proposta do Bairro Educador Anchieta, representado pela gestora de projetos Roberta Gonçalves e pelo gestor de núcleo Anderson Correa. Inicialmente, o encontro seria destinado a atender a demanda específica da Escola Municipal Lucio de Mendonça, em Anchieta, mas dialogando com outros Bairros Educadores, optou-se por uma ampliação e diversificação dos participantes, o que resultou em num encontro rico de experiências e partilhas.


Por parte do Bairro Educador Pavuna, participaram do encontro o educador comunitário da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, Iuri Rodrigo e a educadora comunitária da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, Alecssandra Silva. Ambos são parceiros do Projeto Bairro Educador nas respectivas unidades escolares, desenvolvendo e apoiando diversas atividades educacionais, como a organização do processo de formação e eleição para o grêmio estudantil e o desafio do passinho, na Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, conscientização sobre uma alimentação saudável e caminhada contra a dengue, na Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, mobilizando também a associação local de moradores.


Para os educadores comunitários, ações como essas representam um importante passo no sentido de uma maior capacitação para a função, bem como um melhor entendimento da ideia de educação integral.

A equipe do Bairro Educador Pavuna agradece o convite e a generosidade aos companheiros do Bairro Educador Anchieta pela oportunidade formativa, bem como a participação dos educadores comunitários Iuri e Alexsandra no encontro.

Por Déborah Sobrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário