Ajuda na hora do banho
Nessa hora, ajuda nunca é demais. É sempre melhor que o banho seja dado por mais de uma pessoa, seja um parente ou amigo. Isso ajuda a acelerar o processo de banho e o torna mais seguro.
Nunca deixe seu bebê sozinho na banheira
Isto é de extrema importância. Não deve haver confusão no ambiente e procure não se distrair. Mesmo se alguém te chamar à porta ou o telefone tocar, não deixe o banheiro. Se necessário, enrole a criança em uma toalha grossa e leve-a com você, mas nunca deixe-a sozinha. Acidentes podem acontecer em questão de segundos.
E vai começar o banho!
Depois de tudo organizado, separado e preparado, tire as roupinhas do bebê e envolva-o em uma toalha prendendo delicadamente seus bracinhos, para que ele se sinta protegido e chore menos.
A cabecinha pode e deve ser lavada em todo banho. Incline a cabeça dele sobre a banheira e lave a cabeça e o rosto sem colocá-lo dentro da água. Em seguida seque-o.
Antes de colocá-lo na água, limpe o bumbum com lencinho, para não sujar a água do banho.
Para lavar o corpinho, o bebê deve ficar imerso na água e virado de frente. Lave a barriga, costas, braços e pernas do bebê, sem esfregar o sabonete diretamente na pele. Depois de ensaboar levemente, vá jogando pequenas porções de água. Vire a criança de costas e repita o mesmo processo na parte de trás. Preste atenção especial às dobras e pregas da pele.
Se o seu bebê menino não foi circuncidado, puxe o prepúcio com delicadeza e lave a ponta do pênis, depois cuidadosamente coloque a pele sobre ele novamente. Não se preocupe com fimose, se houver. Muito provavelmente ela, nessa idade, é fisiológica.
Cuidado com o ralo e com a torneira
Preste atenção ao ralo. É melhor colocar uma tampa sobre ele. Você pode comprá-la em qualquer loja de produtos infantis.
Certifique-se de seu bebê não consegue alcançar a torneira. Pode parecer difícil para o bebê abrir uma torneira, mas não duvide da capacidade que eles têm de aprontar! Evite acidentes.
Sabonete e xampu
Não exagere no uso de sabonete e xampu, mesmo que sejam próprios para criança. Em algumas situações é melhor não utilizar nem um nem outro.
Nunca lave o rosto do bebê com sabonete. É suficiente lavá-lo apenas com água morna.
Quando o banho acabar...
Retire o bebê da banheira e seque-o rapidamente. Pode ser útil deixar uma toalha ao redor de seu pescoço antes de começar: você poderá envolver o bebê calorosamente com ela ao término do banho.
Cuidado com cotonetes
Use cotonetes de algodão para limpar dobrinhas dentro e fora das orelhas, mas nunca use-os para limpar o canal do ouvido, nariz ou qualquer outro orifício do corpo.
Para limpar os ouvidos é suficiente utilizar seu dedo mínimo envolto na toalha úmida do banho, introduzindo-a no pavilhão até onde o seu dedo alcançar, com delicadeza.
Número de banhos
Não há necessidade de dar banho no seu bebê com muita freqüência. Os recém-nascidos podem ser banhados uma vez a cada três dias.
No Brasil, culturalmente, os bebês são banhados diariamente, talvez devido ao nosso clima mais quente.
Fonte: Pediatria Brasil / Baby-Health.net / Guia do Bebê
Gostou desta postagem?
Não deixe de:
- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;
- Receber as atualizações em seu e-mail;
- Conhecer o Mapa do Blog;
- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário