Cuidado com a falta de controle
Sacudir um bebê é uma forma grave de abuso infantil que ocorre principalmente em bebês no primeiro ano da vida.
O ato de sacudir violentamente um bebê geralmente é resultado de pais ou cuidadores com raiva em resposta ao choro constante ou irritabilidade da criança.
Sacudir ou bater na cabeça de um bebê pode causar danos físicos e mentais graves, e até mesmo a morte. Consequências graves incluem cegueira ou ferimentos nos olhos, danos cerebrais, danos à medula espinhal e atraso no desenvolvimento normal.
Sinais e sintomas de um bebê sacudido podem incluir irritabilidade, letargia (dificuldade de ficar acordado), tremores, vômitos, convulsões, dificuldade respiratória e coma.
A Academia Americana de Pediatria recomenda nunca sacudir seu bebê. Se você suspeitar que um prestador de cuidados tem agitado ou machucado seu bebê, ou se você ou seu cônjuge o fizeram em um momento de raiva, leve-o ao pediatra ou a um pronto-socorro imediatamente. Qualquer lesão cerebral que tenha ocorrido só vai piorar sem o tratamento. Não deixe que o medo ou vergonha o impeça de começar o tratamento precoce.
Se você estiver prestes a perder o controle
- respire fundo e conte até dez;
- coloque o bebê em seu berço ou outro local seguro, saia da sala e deixe-o chorar sozinho;
- ligue para um amigo ou parente para que lhe dêem apoio emocional;
- ligue para o pediatra; talvez haja uma razão médica para o seu bebê estar chorando.
Fonte: Healthy Children / American Academy of Pediatrics
Gostou desta postagem?
Não deixe de:
- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;
- Receber as atualizações em seu e-mail;
- Conhecer o Mapa do Blog;
- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.
Olá,
ResponderExcluirMinha filha agora tem 15 anos. Ela é a paixão da minha vida. Quando ela era bebê, morria de gargalhar quando eu brincava de sacudí-la no alto, fazendo caretas e barulhos. Era gostoso ouvir e ver aquelas bochechas e aquele olhar pedindo mais.
Esse tipo de sacudida de brincadeira, também afeta a criança?
Obrigada,
Bom dia!
Olá,
ResponderExcluirPasse no Blog do Pediatra - http://www.pediatriabrasil.com.br
Nós colocamos esta postagem mais como alerta para pais e cuidadores, que com brincadeiras ditas "inocentes", mas que dependendo da intensidade e força, podem causar algum dano.