A partir da avaliação do primeiro semestre de 2010 a equipe educadora percebeu que havia uma lacuna no campo de experiência com a expressividade das linguagens artísticas quando se tratava de apresentações teatrais e músicais, quando eram realizadas aconteciam de forma esporádica tanto na unidade quanto fora dela.
Por entender que:
'contrariando concepções inatistas da criatividade, defendemos que o interesse, a curiosidade e a sensibilidade não são frutos de um desenvolvimento natural puro e simples, senão mediados por elementos simbólicos. Portanto, só podem ser desenvolvido pela criança a partir de sua própria ação”
(Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas – SME/SP, pag117)
A partir desta perspectiva a equipe se propôs a sistematizar para garantir que as crianças tenham oportunidade de vivenciar estas experiências, principalmente quando se fala de formação de público, que necessita de mais tempo e regularidade para a apropriação.
Fechamos que na primeira e terceira sextas-feira do mês haveria um evento realizado pela própria equipe ou convidar pessoas ou grupos para se apresentar na unidade ou em outros locais.
Fechamos que na primeira e terceira sextas-feira do mês haveria um evento realizado pela própria equipe ou convidar pessoas ou grupos para se apresentar na unidade ou em outros locais.
Está tematica faz parte das pautas de formação desde 2006: A importância da formação de público nas diferentes linguagens artísticas, bem como a apropriação dos bens culturais da cidade de São Paulo.
Iniciamos com a equipe educadora (Formar- Transformar- Ação), agora a própria equipe vê a importância deste conhecimento para as crianças.
Narração de História
Livro: Outras Novas Histórias Antigas
Professora convidada Áurea Oliveira Leitão Schuze (atriz, cenógrafa, figurinista e professora da rede municipal de São Paulo)
A Galinha Ruiva
Educadora Tania Karin Kilmar das Neves Raimundo e as professoras: Audenora Ferreira Espindola, Edna e Rute
Conto de Luís da Câmara Cascudo
Interpretado pela Professora Maria José Anacleto
O casamento da Dona Baratinha
Professoras: Andréia Cristina Bernardes , Lina Assano, educadora Quitéria da Costa Campanaro
História de Improviso
Esta história aconteceu não muito longe daqui, uma história “escalafobética”, sem começo, nem meio, nem fim; muito boa de cantar e também de improvisar e acontece assim... “Era uma vez...”
Professoras: Gessilda Rabelo, Maria José Anacleto e Viviane
Narração de Histórias: Biblioteca do CEU São Rafael
Coral: Cantigas Natalinas
A equipe educadora: Professores Sebastião, Andréia Cristina, Andréia, Lina Assano, Edna, Sandra, Valéria, André, Marly, Audenora e as educadoras Quitéria da Costa Campanaro e Tania Karin Kilmar das Neves Raimundo , juntamente com a maestrina Jessica Volpato e a musicista Milena Pizziraiu Leal de Paula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário