terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PREFEITURA INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM TOMÁS COELHO










A Prefeitura do Rio inaugura, nesta terça-feira (11), a Clínica da Família Herbert de Souza, em Tomás Coelho, Zona Norte da cidade. A construção da unidade de saúde foi gerenciada pela RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, e recebeu investimento médio de R$ 3 milhões. A clínica é a primeira da região e vai beneficiar cerca de 20 mil moradores. Para isso ela conta com 10 consultórios médicos, salas de ultrassonografia, de raio-x, de observação clínica com quatro leitos, de procedimentos, de curativos, de coleta, de reunião, de saúde bucal; além de auditório, farmácia e almoxarifado.








Além de cuidar das questões de saúde as Clínicas da Família seguem os mais modernos preceitos ecológicos, o que ameniza os impactos ao meio ambiente. Um diferencial é o sistema que permite que a água de chuva seja reutilizada, impedindo o desperdício. A combinação de um jardim central com um sistema de ventilação adequado mantém o local arejado e possibilita a utilização de menos aparelhos de ar-condicionado. Além disso, as Clínicas da Família são construídas em sistema modular (estruturas de aço pré-moldadas de 5mx2,5m). Como os módulos já chegam prontos para serem montados, evitam-se problemas comuns em canteiros de obras como acúmulo de lixo e entulho, além de ter baixo índice de desperdício.








Com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, cada equipe fará cerca de 400 consultas médicas por mês, totalizando 2 mil; além dos demais procedimentos e serviços. A clínica é equipada com uma estrutura completa para consultas individuais e coletivas. De acordo com as necessidades a população poderá receber vacinas, realizar exames laboratoriais e raio-x. Para as grávidas, exames de ultrassonografia e pré-natal, além do teste do pezinho. A unidade será operada pela Secretaria Municipal de Saúde e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados de 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário