quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Atividades no período de acolhimento

Atividades programadas pelo CEI Jardim Rodolfo Pirani - SP
Atividades no período de acolhimento: "
'Até pouco tempo atrás nas creches é pré-escolas e até mesmo nas escolas de ensino fundamental parecia não haver outro jeito: ou as crianças se adaptavam ou se adaptavam. No entanto, isso vêm mudando. As boas instituições de educação têm se preocupado em acolher bem a criança que chega.'
Cisele Ortiz


Esta introdução do artigo,"Entre adaptar-se e acolher" de Ciseli Ortiz, causou-me um grande impacto desda primeira vez que o li, a partir da reflexão do mesmo a certeza da importância de acolher os pequenos, sua familia e os professores sempre foi minha maior preocupação, bem como da equipe educadora do CEI.


Muitas vezes um colo é pouco para acolher os 9 bebês, mas nos transformamos em enormes polvos.
Mesmo as crianças que já frequentavam a instituição no ano anterior podem estranhar.



Outras crianças ficam tão bem que suas mães podem acolher a outros bebês.

Leticia olhava para os outros bebês querendo entender o porquê daquele choro todo, mas logo voltava a concentrar-se em outras atividades.

Uma preocupação ao pensar nos tempos e espaços é garantir momentos ao ar livre e em ambientes internos.
Kaique aproveita para fazer a leitura para seu novo professor.
A oficina de pais tem como objetivo promover um espaço de socialização entre os pais por cerca de uma hora enquanto os professores estabelecem um vínculo afetivo com as crianças.

Este ano foram duas as oficinas: Uma de restauração de brinquedos a outra de custumização das toalhas que foram compradas com dinheiro de contribuição na APM para as 'necesserie'.

Quando iniciamos o projeto tivemos a presença de um único pai, que mereceu destaque na revista Nova Escola. O número de homens que consideram importante o acolhimento de seus filhos aumenta de maneira significativa a cada ano .

Na volta a sala: hora de acolher os pequenos.
Oportunidade de pais e professores de conversar e estabelecer uma parceria.

Momentos mágicos



"

2 comentários:

  1. Fico feliz que vocês divulguem a matéria sobre acolhimento, porém seria bacana dar os creditos ao Blog ou a instituição. CEI Jardim Rodolfo Pirani

    ResponderExcluir
  2. Nós só enviamos o poster para o nosso Blog, não queríamos omitir, queremos divulgar o trabalho bacana que vocês fazem.

    ResponderExcluir