sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Prevenção e qualidade de vida dominam debates no Dia Mundial do Cancro

Nova York (Rádio ONU) - O Dia Mundial do Cancro é celebrado, esta sexta-feira, com o alerta para a possível morte de 84 milhões de pessoas, até 2015, caso não sejam tomadas medidas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a data é assinalada com debates sobre os temas recorrentes da prevenção e aumento da qualidade de vida dos pacientes.
Desequilíbrios
Nos países de baixo e médio rendimento, os casos mortais devido à doença podem atingir os 70%.
Em entrevista à Rádio ONU, de Nova Iorque, o oncologista do Centro Médico Interno das Nações Unidas, Alexandre Lima, disse que dificuldades de acesso aos serviços de saúde criam o desequilibrio no tratamento do cancro entre os países ricos e pobres.
Pobreza
"Em termos gerais, o câncer não distingue a classe social. Mas para alguns tipos como por exemplo, hoje em dia, seria quase inadmissível ter tantos casos de câncer de colo uterino, quando é uma patologia que cresce e desenvolve tão devagar, e um simples exame Papanicolau pode distinguir qualquer início de displasia", disse.
De acordo com projecções da OMS, cerca de três em cada quatro novos casos de doenças cancerígenas devem ocorrer na África Subsaariana.
Estratégia Combinada
Segundo a OMS, apesar da falta de recursos todos os países podem implementar uma estratégia que combine a prevenção, detecção precoce, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos.
As medidas de prevenção da doença incluem a abstinência ao tabaco, dieta saudável, exercício físico regular, baixo consumo de álcool e protecção contra infecções que podem estar na origem do cancro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário