terça-feira, 29 de março de 2011

Alunos participam de aula ministrada por cineasta francês



22/03/2011  » Autor: Fernanda Reis

Duzentos alunos da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (dia 22) da Aula Inaugural do projeto Imagens em Movimento, ministrada pelo cineasta francês Alain Bergala, no Cine Odeon BR. O projeto, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Paris III, tem como objetivo oferecer aos jovens do 7º ao 9º ano uma metodologia de produção audiovisual desenvolvida pela Cinemateca Francesa. Além da formação dos jovens, o projeto levará cinco alunos da rede pública, em junho, a Paris para um encontro na Cinemateca Francesa.

Imagens em Movimento é uma das ações do Projeto Cineclube nas Escolas, que hoje conta com a participação de 210 escolas. Professores e alunos organizam e desenvolvem sessões do cineclube na escola, que recebe curtas, médias e longas metragens, contemplando uma diversidade de possibilidades narrativas e estéticas.

Durante a Aula Inaugural, Alain Bergalà mostrou aos alunos trechos de filmes, de diferentes nacionalidades, e comentou as semelhanças e diferenças de cada um. Os alunos também participaram do debate. Criador da metodologia implantada no projeto Imagens em Movimento, Bergalà, falou ainda sobre a expectativa do lançamento da ação na educação carioca.

- Estou feliz demais em começar essa experiência com cinema aqui no Rio de Janeiro, pois acredito muito nas mudanças que estão ocorrendo na educação brasileira. Espero que o projeto seja uma ferramenta fundamental para a melhora da educação no Rio – declarou Bergalà.

Para a aluna do 7º ano da Escola Municipal Nereu Sampaio, Carolaine Pereira, de 13 anos, o projeto está possibilitando que tenha uma visão mais crítica dos filmes.

- Com o projeto estou aprendendo muitas coisas técnicas, como filmar, iluminar e editar. Por isso tenho assistido mais vídeos, para poder ter ideias e compartilhar com a turma, pois vamos preparar pequenos filmes – afirmou a aluna.

A metodologia do projeto Imagens em Movimento é colocada em prática atualmente por uma rede de organizações internacionais (Cinema em Curs, da Espanha, Os Filhos de Lumière, de Portugal, EduCinema da Itália e o British Film Institute, da Inglaterra) que atuam em parceria, compartilhando suas experiências e resultados ao final de cada ano letivo. Forma-se assim uma rede de experimentação a respeito da prática de ensino do cinema para jovens com a qual o projeto está articulado. A ideia é adaptar este método ao contexto da educação nacional, de forma a proporcionar o encontro dos estudantes da rede pública com o cinema, desenvolvendo suas capacidades crítica e criadora e afirmando seu direito de acesso à cultura e à arte.


O cineasta Alain Bergalà é professor da Univesité Paris III – Sorbonne Nouvelle – e da FEMIS (França), além de escritor, crítico e diretor de cinema. Conselheiro de cinema para a Missão de Educação Artística e de Ação Cultural francesa, produziu o Eden Cinema, uma coleção de DVDs livres de direitos para divulgação em escolas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário