terça-feira, 29 de março de 2011

TODOS OS SENTIDOS




Fonte: Folha
Desde pequena, aprendi a dividir os meus brinquedos com um irmão Down.

E o mais legal é que eu aprendi a abraçar com mais força, rir sem medo, olhar nos olhos sempre e nunca desistir, por mais difícil que seja a caminhada.

Hoje, sou uma profissional que pensa e faz mídia, o tempo todo. Nos bastidores de uma TV, com profissionais que lidam muito com a voz, com quem vive para a internet, com estrangeiros que precisam falar bem a língua portuguesa. Respiro comunicação.

Só que o que foi plantado dentro da gente durante a infância, fica pra sempre. É por isso que eu não consigo imaginar um mundo que não seja pra todo mundo, que não seja plural, igualitário e mais humano.

Por que as pessoas não entendem de uma vez por todas que a mídia brasileira é deficiente e não inclui?

Pessoas cegas precisam da audiodescrição –um recurso de acessibilidade onde um profissional descreve imagens, cenas, expressões faciais, e que já existe nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 80!

Pessoas surdas precisam do intérprete de Libras, a língua brasileira dos sinais –que não é universal e possui sinais diferentes de acordo com a região em que se vive. Parecido com o sotaque ou com palavras típicas de uma região.

Pessoas com deficiência auditiva, que falam, usam aparelho auditivo e leem bem, precisam da legenda.

Três recursos de acessibilidade que fariam a alegria de milhões de brasileiros, mais precisamente, 6 milhões de surdos e 16 milhões de pessoas cegas.

A Folha dá o primeiro passo. Faz vídeos inclusivos e lança este blog com a intenção de reunir gente que pode melhorar o mundo. Queremos fazer história.

Para isso, precisamos ser muitos, milhares, milhões...

Se você está lendo este texto, saiba que você também faz parte desse todo!
Como você pode multiplicar estas informações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário