terça-feira, 29 de março de 2011

Entendendo a tal da "virose"

Entendendo a tal da "virose": "

DiarréiaDiarréia é um termo médico usado para designar aumento no número de evacuações ou alteração da consistência das fezes.

Ocorre frequentemente devido a infecções gastrointestinais por parasitas, vírus ou bactérias, embora também possa ser causada por outras doenças ou alterações na dieta.

Os germes responsáveis ​​pela diarréia dependem da área geográfica em que a pessoa vive, do nível de saneamento, do desenvolvimento econômico e dos padrões de higiene. Por exemplo, países que têm falta de saneamento ou que utilizam dejetos humanos como adubo tendem a ter surtos de diarréia quando bactérias ou parasitas intestinais contaminam lavouras ou água potável.

Em países desenvolvidos, os surtos de diarréia são mais frequentemente causados pelo que chamamos de intoxicação alimentar. A intoxicação alimentar ocorre quando toxinas são produzidas por bactérias em alimentos que não são manuseados, armazenados ou cozidos adequadamente.

Virose intestinal

DiarréiaOs vírus que causam diarréia, também conhecida como gastroenterite viral, podem se espalhar rapidamente, pois são altamente infecciosos. Felizmente, a diarréia geralmente desaparece sozinha em poucos dias. Para adolescentes e adultos saudáveis, gastroenterite viral é um transtorno comum, mas menor. Mas para as crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas, pode levar à desidratação, que requer atenção médica.

Através da história clínica e do exame físico, o pediatra pode conseguir detectar se a diarréia está sendo causada por vírus, bactéria ou parasitas intestinais. Em alguns casos pode ser necessária a realização de alguns exames complementares (sangue, urina, fezes e radiológicos) ou uso de antibióticos.

Aprenda a fazer soro caseiro: o líquido que salva vidas.


Pediatria BrasilGostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário