terça-feira, 29 de março de 2011

Esporte na adolescência

Esporte na adolescência: "
por Dr. Paulo César Pinho Ribeiro

Esporte na adolescência

Praticar atividade física é algo que deve ser sempre estimulado, independente da faixa etária. Na adolescência este hábito é ainda mais importante, pois faz bem para o corpo e para a alma.

As vantagens do esporte para o adolescente incluem: combate a ociosidade, reforça sua auto-estima, cria maior resistência ao aparecimento de doenças, controla o peso, previne os riscos, ajuda na busca de objetivos e estimula o contato com outras pessoas criando sentimento de equipe e solidariedade entre os participantes.



No Brasil, os jovens praticam muito esporte?

Em nosso país, a população adolescente que pratica esportes ainda é pequena.

Quais os “mitos” com relação às práticas esportivas?

Esporte na adolescênciaMitos são crenças em que as pessoas acreditam e que não correspondem a verdades. Por exemplo, acreditar que o esporte promove crescimento físico, que atrasa ou interfere na primeira menstruação, que prejudica o rendimento escolar, que não deve ser praticado por adolescentes com doenças crônicas (diabetes, epilepsia, asma) são mitos que as pessoas acreditam e que temos que desmenti-los. Muitos também acreditam que o esporte é atividade sem riscos, fato este que deve ser esclarecido. As atividades esportivas podem ter riscos.

Qual o “mito” novo que temos em relação ao esporte?

Que as práticas esportivas de musculação quando associadas com medicamentos vão ocasionar um melhor rendimento, desempenho, destreza e agilidade para aqueles que consomem tais substâncias.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Adolescência

Pediatria BrasilGostou desta postagem?

Não deixe de:

- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;

- Receber as atualizações em seu e-mail;

- Conhecer o Mapa do Blog;

- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.

Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário