por Dr. Paulo César Pinho Ribeiro
Praticar atividade física é algo que deve ser sempre estimulado, independente da faixa etária. Na adolescência este hábito é ainda mais importante, pois faz bem para o corpo e para a alma.
As vantagens do esporte para o adolescente incluem: combate a ociosidade, reforça sua auto-estima, cria maior resistência ao aparecimento de doenças, controla o peso, previne os riscos, ajuda na busca de objetivos e estimula o contato com outras pessoas criando sentimento de equipe e solidariedade entre os participantes.
No Brasil, os jovens praticam muito esporte?
Em nosso país, a população adolescente que pratica esportes ainda é pequena.
Quais os “mitos” com relação às práticas esportivas?
Mitos são crenças em que as pessoas acreditam e que não correspondem a verdades. Por exemplo, acreditar que o esporte promove crescimento físico, que atrasa ou interfere na primeira menstruação, que prejudica o rendimento escolar, que não deve ser praticado por adolescentes com doenças crônicas (diabetes, epilepsia, asma) são mitos que as pessoas acreditam e que temos que desmenti-los. Muitos também acreditam que o esporte é atividade sem riscos, fato este que deve ser esclarecido. As atividades esportivas podem ter riscos.
Qual o “mito” novo que temos em relação ao esporte?
Que as práticas esportivas de musculação quando associadas com medicamentos vão ocasionar um melhor rendimento, desempenho, destreza e agilidade para aqueles que consomem tais substâncias.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Adolescência
Gostou desta postagem?
Não deixe de:
- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;
- Receber as atualizações em seu e-mail;
- Conhecer o Mapa do Blog;
- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário