segunda-feira, 4 de abril de 2011

Município faz mapeamento digital do subsolo da cidade


Projeto vai unificar os cadastros das principais empresas que produzem obras de infraestrutura na cidade em um sistema de informações

04/04/2011

O Instituto Pereira Passos (IPP) e a Secretaria Municipal de Conservação participam, nesta segunda-feira, às 14h, de encontro que inaugura o mapeamento digital integrado do subsolo da cidade, iniciando um projeto pioneiro no Brasil. O evento contará com representantes da CEG, Light, Cedae e Oi. O projeto vai unificar os cadastros das principais empresas que produzem obras de infraestrutura na cidade em um sistema de informações, a ser atualizado periodicamente.

A integração dos registros vai produzir uma ferramenta de gestão para permitir intervenções mais ágeis e eficazes, evitando que as obras de uma empresa danifiquem estruturas já existentes, reduzindo o risco para trabalhadores e cidadãos. Com base no cadastro, também será possível licenciar obras com maior rapidez e facilitar investimentos.

Com um orçamento de R$ 2 milhões, dividido entre as quatro prestadoras de serviços, o projeto executado pela empresa NIP do Brasil tem como inspiração o sistema implantado em Barcelona em 1990, dois anos antes dos Jogos Olímpicos. Em fevereiro, um grupo técnico visitou a cidade espanhola para conhecer a Acefat, sociedade formada pelo governo da cidade e as principais empresas de telefonia, água e luz de Barcelona.

- Pudemos ver no cotidiano o efeito positivo da gestão integrada sobre a qualidade de vida dos cidadãos. Observamos obras bem cuidadas, acabadas e sinalizadas. Sempre que era possível, as intervenções urbanas tinham pouco impacto sobre o ir e vir das pessoas – relata Luiz Roberto Arueira, gerente de Geoprocessamento do Instituto Pereira Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário