segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uma dica pra quem for a São Paulo - As pessoas de Fernando

As pessoas de Fernando: "

Exposição sobre o poeta português no Rio de Janeiro





Uma viagem sensorial pelo universo de Fernando Pessoa (1888 – 1935). Até o dia 22 de maio quem está no Rio de Janeiro poderá conferir a exposição “Fernando Pessoa – Plural como o Universo”. Cerca de 200 mil pessoas visitaram a mostra em São Paulo. Com instalações audiovisuais e interativas, a cenografia de Hélio Eichbauer explora a personalidade multifacetada do poeta de mais de 80 heterônimos.











Visite a exposição:




Vídeo Exclusivo Sílaba Tônica.


Logo na entrada, cabines interativas com texto e áudio dedicadas ao poeta e seus heterônimos mais conhecidos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis e Bernardo Soares. Versos e projetações, páginas que viram com o movimento do braço, uma sala onde o jogo de espelhos multiplica “os eus” do visitante, além de dezenas de publicações para consulta.


O público terá ainda a oportunidade de ver documentos, fac-similes antigos e raridades como a primeira edição do livro Mensagem, único publicado por ele em vida, e os dois números da revista Orpheu, um marco do modernismo em Portugal, três exemplares da revista Athena; seis exemplares da Revista do Comércio e da Contabilidade; a série completa de A Revista, de 1931; algumas edições da revista Águia, onde Pessoa publicou seus primeiros artigos, e da revista Presença, sucessora da Orpheu.


A curadoria é do pesquisador americano Richard Zenith e do professor Carlos Felipe Moisés. “Nossa intenção é provocar o público, fazer com que as pessoas fiquem intrigadas, inquietas e voltem para perceber a exposição de outras formas”, diz Moisés.



Serviço

Período: 25/03/2011 até 22/5/2011

Visitação: de terça a domingo, das 12h às 19h (entrada franca)

Local: CENTRO CULTURAL CORREIOS: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Rio de Janeiro/RJ – Tel.: (21) 2253-1580


Share/Bookmark

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário