segunda-feira, 4 de abril de 2011

Prefeitura do Rio identifica mais de 11 mil criadouros do mosquito transmissor da dengue

Vamos ficar atentos e verificar onde estão estes criadouros, esta é a nossa terefa.
Ação contou com georreferenciamento que mapeou os focos em tempo real

02/04/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) mapeou 11.354 possíveis focos do Aedes aegypti em grande mobilização popular com a Caminhada contra a Dengue pela Cidade do Rio na manhã deste sábado, dia 2 de abril. Mais de 311 grupos de caminhada, com cerca de sete mil participantes ao todo, saíram de 159 unidades municipais de saúde e percorreram cerca de 900 quilômetros no total, vistoriando ruas, imóveis e estabelecimentos de todas as regiões da cidade.

Os pontos identificados como criadouros do mosquito Aedes aegypti foram georreferenciados em tempo real e apresentados pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, no Centro de Operações da Prefeitura.

- Este foi o maior mapeamento da história da cidade feito em uma única manhã. Mais de onze mil possíveis focos foram identificados em todas as regiões da cidade e mais de quatro mil resolvidos na hora. A maior parte deles estava em propriedades privadas - afirmou o secretário.

Dos focos encontrado, 4.267 foram eliminados na hora, o que representa cerca de 40% do total. Os demais, em sua maioria encontrados em propriedades privadas, entrarão na rotina diária dos agentes de vigilância em saúde. A atividade faz parte do Movimento Carioca por um Rio Livre da Dengue e pretendeu motivar cada cidadão a olhar a rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo que precisa ser cuidado o ano inteiro e não apenas no verão para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário