quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Assistência Social inaugura 1º Núcleo de Justiça Comunitária em Botafogo



Vinte e três profissionais atenderão aos moradores do Santa Marta

10/08/2011

A comunidade Santa Marta, em Botafogo, recebeu na manhã de hoje, dia 10, o 1º Núcleo de Justiça Comunitária da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Durante a cerimônia de abertura, a subsecretária municipal de Assistência Social, Fátima Nascimento, comemorou com os moradores da comunidade mais uma iniciativa do município a favor da garantia de direitos e conquista da cidadania plena.
- O Núcleo de Justiça Comunitária trará inúmeros benefícios à comunidade Santa Marta e adjacências. A iniciativa faz parte da diretriz implementada pelo secretário Rodrigo Bethlem que foca e valoriza cada vez mais as ações conjuntas entre setores das Proteções Sociais Básica e Especial da SMAS. Nesse espaço proporcionaremos desenvolvimento individual, familiar e comunitário, ampliando o acesso à justiça e complementando as ações de segurança pública desenvolvidas pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) – disse a subsecretária.
Também presente a inauguração, o comandante a UPP do Santa Marta, Capitão Andrada, parabenizou a Prefeitura do Rio pela iniciativa e colocou-se à disposição para esclarecimentos e futuros projetos.
- O Núcleo de Justiça Comunitária tem total apoio da UPP do Santa Marta. Estaremos sempre atentos e abertos ao trabalho dos mediadores de conflito e aos anseios dos moradores – frisou o comandante da UPP do Santa Marta.
O pastor Valdeci Pereira será um dos 15 mediadores de conflito da equipe, que também contará com assistente social, psicólogo e advogado. Morador da comunidade há 14 anos, ele acredita que o Núcleo foi instalado no momento certo.
- Nesse espaço teremos a oportunidade de dar continuidade às conquistas sociais e a retomada de cidadania que vivemos. Todos os 15 mediadores são moradores da comunidade e conhecem muito bem as necessidades dos amigos e vizinhos. Pela minha experiência, o Núcleo de Justiça Comunitária poderá auxiliar muito em casos de violência contra a mulher, abusos de autoridade, perturbação do trabalho ou sossego alheios, dentre outros – afirmou Valdeci.
Também participaram da abertura do espaço a subsecretária de Proteção Social Especial, Monica Blum e o presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário.
O Núcleo de Justiça Comunitária da comunidade Santa Marta fica no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Padre Veloso, à Rua São Clemente, 312, O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário