segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO PROFESSOR - 14/12/2011

http://euamoserprofessora.blogspot.com/
REUNIÃO DO CONSELHO PROFESSOR - 14/12/2011: RELATÓRIO REUNIÃO COM A SECRETÁRIA 14/12/2011
No dia 14 de dezembro de 2011, realizou-se a reunião do Conselho de Professores com a Sra. secretária. Presentes as Professoras Claudia Costin, secretária de educação, Regina Helena Bomeny, subsecretária; Mariza Lomba, assessora especial e Kátia Max, coordenadora da Coordenadoria de Gestão e Governança (CGG).

1 - A reunião foi iniciada pela Secretária de Educação que fez um breve relato das ações da SME no 4º bimestre
· Avaliação - COC, conceito global, recuperação, 2ª época
· Kit férias – Educação Infantil ao 3º ano
· Leitura nas férias - empréstimo de livros para alunos do 4º ao 9º anos
· Formaturas - turmas de projeto e 9º ano
· Eleição de Diretores - curso, prova e banca
· Infraestrutura 
Pessoal- contratação de professores de todas as disciplinas e PII, agente auxiliar de creche, porteiro, agente educador.
Vamos fechar o ano sem falta de professor, embora tenhamos 2.611 professores de (Licença Especial ou Médica, a biometria colaborou muito para este cenário)
Foi aprovado pela câmara o cargo de secretário escolar, o edital do concurso está em processo de elaboração. Os atuais agentes administrativos continuarão nas escolas.
Professor de Artes – Vai chegar em todas as escolas, primeiro para o 2º segmento, muitas escolas já possuem e depois para o 1º segmento.
Coordenador pedagógico - negocia a possibilidade de contar com mais de um coordenador pedagógico em cada escola. (talvez um para 1º segmento e outro para 2º segmento ou um para pré escola e alfabetização, outro para 4ª até 6º ano e outro para 7º ao 9º ano - está estudando com sua equipe todas as possibilidades)

Recursos – estruturação do currículo (cadernos, educopédia, provas), reforço escolar, turmas de projeto (a partir de dezembro de 2012, não haverá mais turmas de projeto - aceleração de aprendizagem)
A Educopédia vai ser decisiva para o sucesso dos alunos do 2º segmento, o professor que não se sentir seguro com a tecnologia pode trabalhar em colaboração com outros professores e os próprios alunos.

2- Alfabetização – O aluno tem que ser alfabetizado no 1º ano e no 2º e 3º ano o processo de alfabetização deve ser consolidado. Haverá mudanças na organização do currículo da alfabetização (1º, 2º, 3º ano)
“Casa da Alfabetização” – é uma metodologia que será implantada em todas as escolas a fim de organizar o processo de alfabetização. Terá uma dinâmica com ênfase na leitura, cada sala de aula será preparada para tornar-se um ambiente alfabetizador. E na 1ª semana de fevereiro haverá a apresentação do material e capacitação para os professores alfabetizadores
Dinâmica da metodologia: acolhimento, hora da leitura, uma biblioteca em cada sala de aula, rodas de conversa, dever de casa todos os dias.

3- Projeto 6º ano experimental – Os professores deste projeto são PII ou PI de Língua Portuguesa. O resultado da prova destes alunos foi muito superior ao resultado da rede. Atribui isso ao empenho dos professores como facilitadores da aprendizagem e o vínculo afetivo criado entre professor e aluno, devido ao maior tempo de convivência entre eles.

4- Turno único – É o futuro de toda a rede. Em 2012 os CIEPs já terão turno de 7 horas. Será oferecida DR para o professor que já está no CIEP e tem uma matrícula, mas não será obrigatório. O professor que trabalha no CIEP somente em uma matrícula não é obrigado a sair do CIEP.

5- CE semanal para PII – Neste dia os alunos terão aulas de Educação Física (2 tempos), Inglês, Artes e Sala de Leitura
Questionada sobre 2 tempos seguidos para Educação Física para os pequenos, ela informou que os tempos não precisam ser seguidos.
O 2º professor de Sala de Leitura não poderá ser de matrícula, terá que ser de DR, mas a escola só pode ser contemplada com este professor quando a escola estiver completa. Alertou que se não chegar professor de Artes ou não tiver o 2º professor de Sala de Leitura, terá que ser montada outra estratégia para garantir o CE semanal.

6- Avaliação ASQ – Foi de fundamental para as creches, mas teve sua aplicação dificultada na pré escola, pois a turma tem 25 alunos e o professor ficou muito sobrecarregado, embora esta avaliação seja feita no mundo todo.
7- Tablet - Não receberemos antes de junho, ainda não foi aberta a licitação, está em andamento.

8- Plano de carreira – Ainda não tem resposta. Disse que continuaremos com os reajustes anuais.

9- Microfones – Já estão nas escolas com 2º segmento e chegarão junto com o Kit Educopédia nas de 1º segmento. Quanto a compra de pilhas para o equipamento, esta deverá ser feita com a verba do SDP. Os microfones serão da escola e não um para cada professor.

Finalizou a reunião enfatizando que a Educação Carioca já está colhendo os bons resultados de tudo que foi implantado nestes anos e que a rede teve um avanço muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário