terça-feira, 27 de março de 2012

As matrículas serão realizadas até o dia 30 de abril

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O PROGRAMA PROJOVEM URBANO 2012

FONTE: PCRJ

 
26/03/2012

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM URBANO) tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional inicial e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso com duração de 18 meses, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Até 2011, na cidade do Rio de Janeiro, o PROJOVEM URBANO era coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A SME atuava como co-gestora sendo responsável pela cessão das escolas municipais para a execução do Programa., que estabelece os critérios e as normas de transferência automática de recursos financeiros ao Distrito Federal, aos estados e a municípios com cem mil ou mais habitantes, para o desenvolvimento de ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, para entrada de estudantes a partir de 2012.

Em todos os Estados e Municípios, com o encaminhamento do PROJOVEM URBANO, em 2011, para o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação acolheram o Programa nas suas Gerências ou Coordenações de EJA, tendo sido publicada a  Resolução CD/FNDE nº 60 de 09 de novembro de 2011.
Desta forma, a partir do presente ano letivo, a SME estará coordenando o PROJOVEM URBANO que terá como meta o atendimento ao total de 1650 alunos, em 11 escolas, de acordo com a seguinte distribuição: 3 na área de abrangência da 1ª CRE, 3 na 2ª CRE, 2 da 4ª CRE, 2 na 6ª CRE e 1 na 7ª CRE. Em cada escola funcionará um arco de qualificação profissional inicial.

Priorizamos a abertura de escolas nas comunidades pacificadas sem atendimento da EJA, exceto na 6ª CRE, cujo fator determinante para sua escolha foi o baixo índice de desenvolvimento humano nas comunidades usuárias das escolas públicas da área.

Nosso plano de implentação do PROJOVEM URBANO foi aprovado pelo MEC e iniciamos hoje, dia 26 de março, as matrículas dos alunos que serão realizadas até o dia 30 de abril. As aulas serão iniciadas em 7 maio de 2012, após uma ampla divulgação do PROJOVEM URBANO para a população.

Os alunos matriculados no Projovem Urbano, com frequência e com o cumprimento das atividades escolares, farão jus ao recebimento de uma bolsa mensal no valor de R$100,00, além dos direitos do todos os alunos da Rede Pública (Riocard, jantar, uniforme, acesso aos equipamentos e espaços da escola).

Confira aqui a lista das escolas que irão oferecer o PROJOVEM 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário