terça-feira, 27 de março de 2012

Miguel Couto terá unidade especializada em AVC

 http://www.blog.saude.gov.br/

Miguel Couto terá unidade especializada em AVC:

Fotos: Erasmo Salomão - ASCOM/MS
O Hospital Municipal Miguel Couto vai ganhar, no segundo semestre deste ano, uma unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com oito leitos. A necessidade desta enfermaria especializada foi identificada no diagnóstico feito pelo S.O.S Emergências, ação do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. O sistema de monitoramento de leitos implantado na emergência mostrou que essa patologia tem uma das maiores ocorrências entre os pacientes de permanência prolongada nas salas amarela (para casos graves) e vermelha (gravíssimos).
A unidade vai funcionar no segundo andar do setor de emergência, após obras que reorganizarão a área do pronto-socorro do hospital. Todos os leitos da unidade de AVC contarão com monitores de multifunções, equipamentos e camas hospitalares modernas – que serão compradas com recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, através do S.O.S Emergências.
Nesta enfermaria especializada será aplicada linha de cuidados para o tratamento de AVC isquêmico com o uso de trombolíticos, medicamentos capazes de dissolver as obstruções das artérias cerebrais, diminuindo as seqüelas às quais o paciente está sujeito.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a terceira maior causa de morte natural na população adulta no mundo (atrás do câncer e do infarto) e a primeira no Brasil (cerca de 100 mil óbitos ao ano). Também é um dos principais motivos de incapacidade no mundo: aproximadamente 70% dos pacientes que sofrem um acidente vascular cerebral não retomam uma vida produtiva. “Reconhecer cedo e iniciar imediatamente o tratamento do AVC – em até quatro horas da ocorrência – são condições fundamentais para se reverter a deficiência e devolver o paciente a uma vida normal”, destaca o diretor do hospital Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger.
Fonte: Elaine Duim /Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário