terça-feira, 27 de março de 2012

Crianças de até cinco anos podem ter dificuldade para controlar a urina durante a noite

 http://www.blog.saude.gov.br/

Crianças de até cinco anos podem ter dificuldade para controlar a urina durante a noite:

Foto: Corbis
Trocar os lençóis molhados e esticar o colchão no sol faz parte da rotina de muitos pais antes dos pequenos abandonarem o uso das fraldas e irem sozinhos ao banheiro durante a noite. De acordo com a nefrologista infantil do Hospital da Criança Conceição (RS), vinculado ao Ministério da Saúde, Anelise Uhlmann, é normal a criança urinar na cama até os cinco anos. “Até essa idade ela ainda não tem a capacidade total de controlar a urina durante a noite. Por causa de sono excessivo, algumas crianças não conseguem acordar quando a bexiga está cheia”, diz a médica.
Ela explica que nesta faixa etária algumas crianças não possuem o hormônio antidiurético, que diminui a produção de urina à noite. Outras simplesmente fazem xixi na cama porque a capacidade da bexiga é pequena e a ingestão de líquido poucas horas antes de dormir foi grande. “O ideal é que a garotada diminua a quantidade a partir de 3h antes de dormir. Neste mesmo horário os pais devem evitar oferecer alimentos com cafeína, como chocolate, refrigerante e chás. Esses produtos estimulam a contração da bexiga e aumentam a possibilidade de que urinem na cama”, recomenda a especialista.
Outra dica da nefrologista é estimular os filhos, quando acordados, a urinarem a cada duas ou três horas. “Quem segura por muito tempo tem tendência a urinar na cama”, justifica. Crianças muito desatentas, que tem hiperatividade, também podem urinar na cama porque o sistema nervoso é imaturo.
De acordo com a nefrologista infantil do Hospital da Criança Conceição, a criança tem que estar insatisfeita com a situação para começar um tratamento. “Às vezes são os pais que ficam estressados. As crianças não ligam de usar fraldas para dormir”, observa a médica.
Se depois dos cinco anos de idade, a criança ficar completamente seca por seis meses e voltar a fazer xixi na cama pode ser indício de algum outro problema. “Algumas causas podem ser anemia falciforme, diabetes, consequência de alguma medicação que deixou o sono mais pesado ou que aumentou a quantidade de urina. Além de questões psicológicas”, enumera Anelise Uhlmann.
É importante os pais observarem os hábitos matutinos também. “Por exemplo, a criança com intestino preso, pode ter a bexiga pressionada”, frisa a médica. “Pedimos para que os responsáveis façam um diário da urina para saber como é a produção e comportamento durante o dia e a noite. Dessa forma podemos escolher o melhor tratamento”. Aliados a esse diário, ecografias e exames de urina auxiliam a diagnosticar o problema.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário