terça-feira, 27 de março de 2012

NOVIDADES PARA O TROFÉU RIOEDUCA 2012


fonte: BlogAdão



 

Blog de Aluno ou de Alunos.

Em nossas incursões pelas escolas da rede, percebemos forte engajamento de muitos alunos no intuito de compartilhar as melhores práticas de aprendizagem, bem como as ações por eles protagonizadas nas U.E.s. 
Sendo assim, este ano iremos incluir nas nossas listagens os blogs de aluno(a) e/ou de alunos(as). Esses blogs podem ser do Grêmio Escolar, de uma determinada turma, de representantes de turmas, ou mesmo de um único indivíduo.
Para essa inclusão e consequente possibilidade de premiação, o blog deverá ter finalidade pedagógica e deve ser "apadrinhado" por um professor da escola, cuja função seja apenas a de orientar. Além disso, o blog deverá ser atualizado, no mínimo, quinzenalmente.


Blog de Professor

Para estar ou continuar incluído no Portal Rioeduca e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012, o blog docente também precisa ser atualizado, no mínimo quinzenalmente. O Blog do educador pode se apresentar de diversas formas tais como: mantendo lições de forma muito mais atraente, dicas, gabaritos de provas, desafios, mapas e ilustrações e dicas de suas disciplinas.
Outra opção são os blogs em estilo “diário de bordo” em que o aluno se vê como personagem atuante da sua aprendizagem. Há ainda professores que fazem um trabalho em que compartilham experiências entre suas turmas utilizando o blog – muitas vezes turmas de escolas e de coordenadorias diferentes.

Blog de Unidade Escolar

Para estar ou continuar incluído no Portal Rioeduca e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012, os blogs de Unidades Escolares também deverão ter atualizações minimamente quinzenais. 
Os Blogs escolares deverão ser a extensão do seu PPP, com publicações pedagógicas que vão desde simples tarefas digitalizadas, até atividades que provoquem o aluno a se ver, a tecer comentários. Além do mais, é importantíssimo que o Blog Escolar tenha como objetivo a aproximação maior com a comunidade escolar, incluindo a família.  Afinal, um blog escolar é um grande aliado do processo ensino-aprendizagem, que pode, inclusive, favorecer a troca de experiências através da interação interescolar.
Além disso, as Unidades Escolares que desejam que seu blog continue incluído e concorrendo ao Troféu Rioeduca 2012, precisarão responder a este formulário até o dia 05 de maio de 2012. Para as escolas que não possuem blogs ou que não queiram incluí-lo no Rioeduca, o preenchimento é opcional (mas para efeito de concorrerem ao Troféu Rioeduca, também vale a data final de 05 de maio de 2012) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário