terça-feira, 9 de outubro de 2012

Matrículas em escolas do município para alunos especiais começam nesta terça-feira

 http://oglobo.globo.com/
Matrículas em escolas do município para alunos especiais começam nesta terça-feira:
RIO - Pais de alunos com necessidades especiais que pretendem inscrever seus filhos na rede municipal de ensino do Rio ou trocá-los de colégio já podem matriculá-los. As vagas estarão disponíveis a partir desta terça-feira até o dia 19 deste mês. Os interessados devem preencher um cadastro na internet, no endereço eletrônico matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Alunos com deficiências que já estudam nas escolas municipais terão a matrícula renovada automaticamente.
Os pais podem optar por inscrever as crianças numa das dez escolas especiais da prefeitura, em classes especiais das escolas regulares ou nas turmas regulares dos colégios da rede.
Para os alunos com deficiência auditiva, o próximo ano letivo terá novidades. O projeto Escolas-Piloto de Educação Bilíngue está sendo expandido. O programa já foi implantado em 19 unidades, e duas outras escolas municipais também farão parte do projeto em 2013. Esses colégios reúnem alunos regulares e surdos. Profissionais com conhecimento da língua brasileira de sinais (Libras) fazem com que os estudantes com surdez consigam acompanhar as aulas juntamente com os demais alunos.
— Passamos a colocar tradutor e intérprete de Libras na salas, mas isso não é suficiente. O aluno tem o direito de brincar. Decidimos ensinar às crianças das escolas como usar Libras. Assim, o aluno com surdez passa não só a ter o direito de aprender, como também de ter uma infância saudável e de brincar com os colegas — diz a secretaria municipal de Educação, Claudia Costin.
Os pais que não tiverem acesso à rede mundial de computadores poderão dirigir-se a uma das centrais de atendimento com internet colocadas à disposição do público em 60 unidades da rede municipal. As centrais funcionarão das 8h às 17h. Ao preencher o cadastro, os pais deverão informar no máximo cinco escolas em que gostariam de matricular seus filhos. É preciso ter em mãos o endereço completo para correspondência. Ao finalizar a inscrição, o responsável receberá um aviso informando aonde o aluno deverá comparecer para avaliação com a área especializada em educação especial da prefeitura. Caso o estudante matriculado tenha algum laudo médico, é importante que os pais levem o documento para a avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário