sábado, 8 de dezembro de 2012

PENSE NISSO - Prevenção de afogamentos I

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Prevenção de afogamentos:

Dicas para prevenir afogamentos

Boa parte das crianças que se afogam em piscinas está em casa sob o cuidado dos responsáveis. Um mero descuido basta para que um afogamento ocorra.

Dificulte o acesso da criança à piscina

Prevenção de afogamentos
A área de piscina deve estar cercada por uma grade de proteção de, no mínimo, 1,20 metro de altura (alguns recomendam 1,50 metros), sendo trancada por portões automáticos (para que a criança não possa destravar essa porta de segurança). Evite brinquedos e outros atrativos próximos à piscina e reservatórios de água.

Cubra ou esvazie a piscina quando a mesma não estiver em uso

Quando não estiver em uso a piscina tem que ser coberta por uma estrutura de material resistente, que seja capaz de suportar um peso de, pelo menos, 120 quilos, para não ceder.
Piscinas plásticas, de uso doméstico, quando não estão em uso devem ser guardadas sem água. Atenção porque um acúmulo de 30 centímetros de água são suficientes para afogar uma criança.
O perigo não está só nas piscinas: esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso e guarde-os sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças. Mantenha baldes com água no alto, longe do alcance das crianças. Conserve a tampa do vaso sanitário fechada, se possível lacrada com algum dispositivo de segurança “à prova de criança” ou mantenha a porta do banheiro trancada. Mantenha cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com alguma proteção que não permita “mergulhos”.

Providencie piso anti-derrapante

O piso em volta da piscina tem que ser anti-derrapante para evitar quedas e escorregões.

Não deixe a criança sem a supervisão de um adulto

Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos.
Se a criança tiver menos de 4 anos, tem que ter sempre um adulto perto dela, de preferência dentro da água, ou muito perto, ao alcance dos braços. Esse adulto tem que estar lúcido, não pode estar embriagado, e tem que estar totalmente dedicado a cuidar dessa criança.

Aprenda a prestar os primeiros socorros em caso de acidente

É importante que na piscina tenha algum adulto capacitado para atendimento de primeiros socorros.
O rápido socorro é fundamental para o salvamento da criança que se afoga, pois a morte por asfixia pode ocorrer em apenas 5 minutos. Por isso é tão importante que pais, responsáveis, educadores e outras pessoas que cuidam de crianças aprendam técnicas de primeiros socorros.

Cuidado com maquinário na piscina

O uso do maquinário de manutenção e limpeza da piscina devem estar desligados enquanto as crianças estiverem na água.

Leia também:

Afogamento: como prevenir

Criança no banheiro: todo cuidado é pouco
Consulta de rotina: a importância da puericultura
Fonte: Pediatria Brasil / Conselho Científico de Segurança da Criança e Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria / ONG Criança Segura
Foto: Prefeitura Municipal de Fátima do Sul
Última atualização: 04/12/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário