A nota média na prova bimestral de Matemática dos alunos do programa foi superior à média da rede
24/11/2010 » Autor: Juliana Gomes
A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participou, nesta terça-feira (dia 23), da primeira formatura do programa Autonomia Carioca, no Maracanãzinho. Criado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o projeto tem como objetivo corrigir a defasagem idade-série de mais de 7.000 do 7º e 8º anos da rede. Com o programa, esses alunos conseguiram concluir o Ensino Fundamental. De acordo com a secretária Claudia Costin, os jovens atendidos pelo programa eram candidatos à reprovação e à evasão escolar.
– Com material didático específico para a faixa etária deles e aulas ministradas pelos nossos professores, capacitados pela Fundação Roberto Marinho, nós resgatamos a autoestima e motivamos esses alunos a ir para o Ensino Médio – comemorou a secretária Claudia Costin.
Os alunos considerados defasados são aqueles que têm dois anos ou mais do que a idade correta para cada série. Para a realização do Autonomia Carioca, 330 professores da rede municipal foram capacitados na metodologia Telessala, da Fundação Roberto Marinho. O trabalho em 205 escolas da rede foi iniciado em fevereiro e, desde então, os alunos aprenderam os conteúdos de todas as disciplinas dos 7º, 8º e 9º anos por meio de recursos audiovisuais. A nota média na prova bimestral de Matemática desses alunos foi 5,8, enquanto a média dos alunos da rede foi 4,2.
Durante a cerimônia, que contou com depoimentos de alunos e professores sobre o sucesso do programa, a secretária Claudia Costin informou, também, que o projeto será ampliado para 28 mil alunos dos 6º, 7º e 8º anos em 2011.
Aluna da Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro, em Campo Grande, Edilane de Paula Sá, de 18 anos, afirmou que não esperava tantas mudanças com a sua entrada no programa.
– No começo, achei estranho. Pensei que era só chegar, sentar na sala de aula e começar a copiar o conteúdo. Mas as aulas do Autonomia Carioca são muito legais. A gente assiste às teleaulas e depois discute em dinâmicas de grupo. Agora, todo mundo na escola que chamava a nossa turma de defasada quer participar do programa – observa a aluna, emocionada.
Já o aluno Rodrigo Fernandes, de 17 anos, da Escola Municipal Gurgel do Amaral, na Ilha do Governador, não gostava de estudar e não via importância em ir à escola.
– Eu só matava aula, detestava estudar. Repeti duas vezes o 7º ano e estava quase largando a escola. Agora eu acordei e quero fazer quatro faculdades: Gastronomia, Dança, Turismo e Administração – afirma o aluno, que com orgulho anunciou que tirou 9 na última prova bimestral de Português e 8 em Matemática.
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