quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Prefeito do Rio abre campanha contra o HIV e anuncia apoio à Sociedade Viva Cazuza

Prefeitura vai doar R$ 100 mil por mês para a instituição que cuida de crianças


23/11/2010


Beth SantosO prefeito Eduardo Paes, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, participou nesta terça-feira, 23, do coquetel de lançamento da campanha "A Moda na Luta contra o HIV", realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo. Promovido pelo estilista Carlos Tufvesson, o evento também reuniu personalidades como João e Lucinha Araújo, pais do cantor Cazuza, e crianças da Sociedade Viva Cazuza.

Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou o preconceito que envolve a discussão sobre doenças sexualmente transmissíveis:

- Quando se fala de doenças sexualmente transmissíveis - e a Aids é a mais conhecida delas -, muitos as associam aos homossexuais. É preciso entender que as DST atingem aqueles que praticam o sexo não-seguro, independente de opção sexual. Trata-se de uma questão de saúde pública - afirmou o prefeito, que anunciou, por intermédio da Secretaria de Saúde, a doação de R$ 100 mil mensais à Sociedade Viva Cazuza, presidida por Lucinha.

Beth Santos- A Lucinha é a grande personalidade do tema Aids, que transformou o trauma de ter perdido seu filho em força para criar uma instituição e de apoio a quem precisa. Estamos resgatando o auxílio a uma entidade que contagiou o Brasil com seu trabalho - concluiu o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, também classificou o tema como de "extrema relevância" na área da Saúde, e falou da importância da Sociedade Viva Cazuza:

- Que nossa contribuição possa melhorar, ainda mais, o trabalho comandado pela Lucinha - disse Dohmann.

Emocionada e surpresa com a apoio da Prefeitura do Rio, Lucinha Araújo comemorou o grande anúncio da noite:

- Foi uma surpresa e tanto, adorei. Precisávamos muito desse apoio para ajudar mais pessoas - falou Lucinha.

Beth SantosPromovida pelo renomado estilista Carlos Tufvesson, presente ao evento, a campanha entra em sua 9ª edição com um concurso de vitrines - do qual participarão 20 grifes cariocas de Ipanema - que terá como tema o laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids. Além disso, as lojas venderão kits, no valor de R$ 50, compostos por necessaire e uma sandália. A renda obtida com a venda desses kits sera revertida para a Sociedade Viva Cazuza.

O estilista Carlos Tufvesson definou sua campanha.

- Procuramos passar uma mensagem clara, direta, sem dogmas ou preconceitos. Conto com a parceria de amigos queridos, que emprestam seus talentos para ajudar o próximo - disse Tufvesson, que convidou a todos para a missa em solidariedade aos soropositivos que será realizada no próximo dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Cristo Redentor.

Texto: Flávia David

Fotos: Beth Santos

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