quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ferreira Gullar participa da premiação do projeto Poesia na Escola

O poeta entregou os prêmios a alunos, professores e funcionários da rede

24/11/2010 » Autor: Juliana Gomes


Os alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino foram premiados pelo projeto Poesia na Escola nesta quarta-feira (dia 24), na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro. Na cerimônia, os profissionais ganharam o livro Em alguma parte alguma, das mãos do próprio autor, o poeta Ferreira Gullar, e os alunos selecionados receberam o livro Antologia de Poesia Brasileira para Crianças. O evento também contou com a participação do acadêmico Ivan Junqueira. O concurso faz parte do programa Rio, uma cidade de leitores, cujo objetivo é estimular o hábito da leitura literária por prazer nos alunos e profissionais da rede municipal.

Durante todo o ano de 2010, as escolas da rede adquiriram livros de poesia de autores renomados e de estilos diferenciados. A partir das obras, os professores de sala de leitura trabalharam as características da poesia com os alunos de 3º, 4º e 5º anos. Os melhores trabalhos dos alunos e também dos professores e funcionários foram encaminhados às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que fizeram a primeira seleção. Os 101 alunos e 97 profissionais premiados, escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação, formaram duas coletâneas de poesias, que foram distribuídas na cerimônia.

A professora Anila Francisca Márcio da Silveira, da Escola Municipal Gastão Penalva, em Campo Grande, representou os professores premiados lendo a poesia Licença Poética, de sua autoria. Já a auxiliar administrativa Maria de Fátima Carvalho Borges, da Escola Municipal Jenny Gomes, no Rio Comprido, representou os funcionários com a obra Desalinho.

O poesia do aluno Lucas Nunes da Silva de Lima, de 10 anos, da Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Ilha do Governador, emocionou o poeta Ferreira Gullar. No texto Minha Família, o aluno do 5º ano fez uma homenagem a seus familiares.

– É difícil expressar o que estou sentindo aqui hoje. A poesia do aluno Lucas é de uma simplicidade e sutileza impressionantes. Com pouca vontade, a poesia já se infiltra na vida das pessoas – observou o poeta Ferreira Gullar.

A professora de sala de leitura da Escola Padre José de Anchieta, Shirley de Souza Costa, conta que um dos benefícios da poesia na aprendizagem é a ampliação do vocabulário deles.

– Ao longo do ano nós trabalhamos as características dos textos poéticos por meio dos textos dos autores Cecília Meirelles, Elias José, Roseana Murray e, também, do próprio Ferreira Gullar. É incrível como a poesia melhora a capacidade de interpretação de textos nos alunos e enriquece o vocabulário deles – afirmou a professora.

Uma das principais ações do programa Rio, uma cidade de leitores é a Biblioteca do Professor, que tem como objetivo incentivar a composição de uma biblioteca particular dos professores e agentes auxiliares de creche. A Secretaria Municipal de Educação oferece uma lista de livros de literatura nacional e estrangeira e, por meio de votação online, os profissionais escolhem as obras que querem receber, uma nacional e outra estrangeira. Neste bimestre, um dos livros que os profissionais irão receber é Antologia Poética, de Ferreira Gullar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário