terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cineclube nas Escolas é implantado em 200 unidades da rede municipal

As escolas receberam coletâneas de filmes, acervos de livros sobre cinema e educação e equipamentos audiovisuais

30/11/2010 » Autor: Juliana Gomes


A subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Helena Bomeny, lançou, nesta terça-feira (dia 30), o projeto Cineclube nas Escolas, no Odeon, no Centro. O projeto, cujo padrinho é o cineasta Silvio Tendler, tem como objetivo estimular o olhar crítico dos alunos da rede municipal por meio de produções audiovisuais.

No lançamento, Silvio Tendler contou a sua trajetória profissional para cerca de 200 professores e diretores da rede. Segundo o cineasta, depois que uma professora exibiu um filme produzido por alunos da rede pública de ensino, ele acreditou que também poderia fazer cinema.

O projeto Cineclube nas Escolas está sendo implantado em 200 escolas de todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). As unidades contam com professores capacitados e receberam 100 curtas, médias e longas-metragens nacionais e estrangeiros divididos em coletâneas, além de livros sobre linguagem de cinema e educação. Essas unidades também estão sendo equipadas com data-shows, telas de DVD e câmeras digitais. O projeto também estimula a realização de parcerias com festivais e mostras de vídeos da cidade.

Durante a cerimônia, foi exibido o longa-metragem Alma Suburbana, realizado pelo professor Luiz Cláudio Lima e pelos alunos do Núcleo de Artes Grécia. O filme é o primeiro longa-metragem realizado pelos alunos, que participaram do Festival do Rio 2010, com o curta Dia das Mães.

O projeto Cineclube nas Escolas começou a ser implantado em 2008 e agora foi expandido para 200 escolas. A partir de 2011, o projeto também será implantado nas 10 escolas do Ginásio Experimental Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário