terça-feira, 30 de novembro de 2010

Secretaria Municipal de Educação lança projeto Visão de Futuro

Vinte e três alunos da 6ªCRE estavam lá, acompanhados das suas famílias, leiam mais sobre o projeto.

A iniciativa tem como objetivo promover exames de vista e fornecer óculos para cerca de 14 mil alunos da rede


30/11/2010 » Autor: Juliana Gomes


A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, lançou, nesta terça-feira (dia 30), o projeto Visão de Futuro, na Escola Municipal Reverendo Martin Luther King, na Praça da Bandeira. O objetivo do programa é corrigir possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos. De acordo com a secretária Claudia Costin, para dar um salto na qualidade na educação carioca também são necessárias ações relacionadas à saúde das crianças.

– Com os testes de visão, nós descobrimos que várias crianças da nossa rede entraram na alfabetização com problemas de deficiência visual. Alguns alunos também não conseguiram se formar nos programas Nenhuma Criança a Menos e Se Liga pelo mesmo problema. Com um ensino de qualidade, formado por bons professores, e um diagnóstico correto de deficiência visual dos nossos alunos, cada um deles poderá realizar os seus sonhos – afirmou a secretária Claudia Costin.

Com o projeto Visão de Futuro, cerca de 14 mil crianças terão acesso à consulta oftalmológica e ganharão óculos, caso necessário. Serão beneficiados com o programa os estudantes das classes de alfabetização das Escolas do Amanhã, que completarão 6 anos em 2011; as crianças que possuem até 5 anos e 11 meses; os alunos que participaram das turmas de realfabetização em 2009; e os alunos do programa Nenhuma Criança a Menos.

Durante a cerimônia, a secretária entregou os primeiros 50 óculos para os alunos atendidos pelo projeto. Para realizar os atendimentos, duas empresas foram contratadas pela Secretaria Municipal de Educação e, de acordo com o cronograma, ficam alocadas em unidades móveis em duas escolas polos de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O atendimento é realizado das 8h às 17h30, durante dois dias.

Nos dias marcados, os pais levam os alunos até um dos polos de atendimento. No local, as crianças realizam o exame de visão e, se necessitarem de óculos, serão encaminhadas a outra unidade móvel, onde podem escolher a armação. Depois de cinco dias úteis, os óculos serão entregues à CRE, que fará a distribuição nas escolas.

Nesta terça-feira, a secretária Claudia Costin acompanhou o atendimento aos alunos da 2ª CRE, na unidade móvel da Escola Municipal Reverendo Martin Luther King. Como essa, cada unidade conta com dois médicos oftalmologistas, um auxiliar de enfermagem e um coordenador, que atua no agendamento das atividades. Durante a consulta, os médicos analisam o histórico clínico e ocular das crianças, fazem o exame de refração e avaliação óculo-motora, avaliação da pressão ocular da córnea e doenças externas das vias lacrimais e pálpebras, do cristalino, da retina e úvea, da mácula e nervo ótico. Além disso, é feita a revisão para conferência dos óculos após a entrega ao aluno e quando houver dificuldades na adaptação das lentes corretivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário