segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Assistência Social entrega certificados de capacitação profissional a moradores de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (VOT), promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 20, a entrega dos certificados de capacitação profissional a 16 pessoas que vivem em situação de rua, acomodadas em abrigos da Rede de Proteção Social do município. Na cerimônia de conclusão dos cursos, realizada no auditório da instituição, na Praça Mauá, o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, exaltou a importância das parcerias entre os setores público e privado. Em seu discurso, Rodrigo Bethlem também anunciou a criação de um centro de capacitação profissional na unidade de acolhimento de Paciência, na Zona Oeste da cidade.
- Os centros de acolhimento do município não podem ser apenas um depósito de gente. Por isso, anuncio que organizaremos um grande centro de capacitação dentro de um de nossos abrigos, localizado em Paciência. Vamos requalificar nossos usuários, reinserí-los na sociedade com apoio de profissionais experientes e de instituições como a VOT. Agradeço a todos que participaram desta iniciativa e, principalmente, aos formandos, que enxergaram a oportunidade e concluíram a empreitada - afirmou o secretário.
Além dos usuários dos centros de acolhimento, também foram capacitadas outras 15 pessoas moradoras do Morro da Conceição, localizado na Praça Mauá. Alguns dos participantes do curso de marcenaria receberam no local uma carta de referência para entrada imediata no mercado de trabalho. O documento foi entregue pelo diretor do Sindicato dos Marceneiros do Município do Rio de Janeiro, Milton Fernandes.
- Essa capacitação foi uma ideia e tanto. Há uma enorme carência de escolas de marcenaria e, consequentemente, de mão-de-obra. Recebemos muitos pedidos para trabalhadores nesta área e alguns deles serão imediatamente encaminhados à fábricas de imóveis da cidade – revelou Milton Fernandes.
Dentre os capacitados em cabeleireiro, Ronan Testa Vieira, de 25 anos, é um que já começou a reconquistar a autonomia. Nascido em Palmas, em Minas Gerais, chegou ao Rio de Janeiro há cinco meses, após brigar com a família. Sem emprego e um domicílio, foi encaminhado para a unidade de acolhimento de Paciência. Lá, retirou nova documentação e iniciou a capacitação, conseguiu um emprego e nova morada.
- Estou muito feliz. Recebo cerca de R$300 por mês como auxiliar de cabeleireiro em um salão em Santa Cruz. Minha patroa, que tem me dado muita força, me acolheu e hoje moro em um quarto na residência dela. Para aqueles que estão na situação que já estive aconselho a não desistir nunca. Assim como eu, outros podem agarrar as oportunidades oferecidas pela Prefeitura do Rio e seus parceiros - concluiu Ronan.
Além da marcenaria e do curso de cabeleireiro e barbeiros, os participantes foram capacitados nas áreas de corte e costura, manicure e pedicure e panificação. As aulas aconteceram durante três meses, com uma carga horária de 120 horas, no Centro Comunitário da Venerável Ordem Terceira, na Travessa do Sereno, 27 e 29, na Praça Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário