Da Redação
Em São Paulo
No ensino médio, 94,8% dos estudantes têm acesso à internet enquanto 79,9% desfrutam de quadra de esportes nas escolas em que estão matriculados. Esses dados são do Censo Escolar 2010 e foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta segunda-feira (20).
Se for analisada a situação do ensino fundamental, a diferença se acentua conforme baixa o nível de ensino: nos anos finais (6º a 9º anos), 85,9% das matrículas são atendidas por acesso à rede enquanto 71,3% têm quadras. Nos anos iniciais (1º ao 5º anos), 71,6% dos estudantes são atendidos com internet, mas metade deles não tem quadra esportiva nas escolas.
Internet em alta
Questionado sobre o investimento em acesso à internet no lugar de outros itens de infraestrutura, o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse que as “questões são complexas” e as análises devem ser “feitas com cuidado”.
O acesso à internet supera todos os outros itens de infraestrutura: quadra de esporte, biblioteca, laboratório de ciências e acessibilidade das edificações para deficientes físicos e, até, laboratório de informática.
“Ao se investir em acesso à internet também está investindo em biblioteca”, disse Neto. Apenas 30,4% das escolas brasileiras nos anos iniciais têm bibliotecas. A cada dez escolas, sete delas não possuem um acervo de livros disponível para seus estudantes.
Na etapa que vai do 6º ao 9º anos, 58,7% das escolas têm bibliotecas. No ensino médio a proporção de cobertura com esse item de infraestrutura é de 74%.
Acessibilidade em baixa
De modo geral, a cobertura de infraestrutura é mais deficiente nos anos iniciais. Apenas 7,6% dos estudantes nos anos iniciais (2.237.862 matriculados) possuem laboratório de ciências nas escolas. No caso do médio, a porcentagem de alunos atendidos com esse item é de 56,6% (4.726.535 de estudantes). E, para os anos finais do fundamental, o índice é de 32, 6% (4.638.376 alunos).
Ainda há pouca oferta de espaços acessíveis a deficientes físicos. Os dados do Censo Escolar apontam que apenas 12% das escolas de ensino fundamental nos anos iniciais oferece condições para pessoas que usam cadeiras de rodas transitarem por suas dependências. Na etapa de 6º a 9º anos, a porcentagem de estabelecimentos com dependências e vias adequadas é de 23,4% e, no ensino médio, o percentual chega a 31%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário