terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Street View, Árvores e Oceano no Google Earth

Street View, Árvores e Oceano no Google Earth: "

Este artigo foi escrito em parceria com a Equipe do Google Earth, com o objetivo de levar, aos usuários do GE, todas as novidades e funcionalidades deste magnífico serviço do Google.


No começo do mês, iniciamos, aqui no Google Discovery, uma série de artigos que pretende mostrar, aos usuários do Google Earth, as funcionalidades mais interessantes do programa. Neste artigo, o segundo da série, apresentaremos algumas das novidades da versão 6 do GEarth, além de opções já presentes em suas versões anteriores, mas que, muitas vezes, são pouco conhecidas dos usuários.


Street View


Ver imagens captadas pelos satélites, por si só, já é uma expriência única. Mas, ainda mais legal, é poder ver ruas e cidades através de fotografias. E é exatamente isto que o Google Street View faz. Disponível anteriormente aos usuários do Google Maps, o Google Earth adicionou, à sua versão 6, a possibilidade de os usuários passearem por centenas de cidades no mundo através de imagens obtidas pelos carros do GSV.


Para visualizar as imagens, basta arrastar o Pegman (aquele bonequinho amarelo), que fica no painel de navegação, localizado no canto direito da tela, para cima do mapa e soltá-lo sobre uma das ruas já mapeadas pelo serviço. Tais ruas são exibidas com uma linha azul, que as contorna.


Para movimentar as imagens no Street View do Google Earth, o usuário tanto pode ir clicando para que a navegação ocorra, ou simplesmente usar o scroll do mouse. Além disso, caso a cidade tenha edificações em 3D disponíveis, com um simples clique, é possível mudar entre a visualização do GSV e dos prédios em 3D. :)



Árvores


Um recurso muito interessante que o Google Earth tem, é o que possibilita, aos usuários, verem prédios em 3D através da ativação de uma simples camada. Uma vez ativada, os prédios surgem dos terrenos, dando uma experiência muito mais interessante aos usuários.


Até a última versão do GE, somente os prédios eram exibidos, impedindo os usuários de terem uma idéia da flora existente no local. Mas o Google decidiu resolver este problema e, na recém lançada versão 6, o GEarth ganhou mais uma camada, a Árvore.


A nova opção, que pode ser ativada em Contruções 3D -> Árvore (na sidebar esquerda do programa), passa a exibir árvores em três dimensões, dando aos usuários uma percepção muito mais realista do terreno pelo qual está navegando. Aproximadamente 80 milhões de árvores podem ser vistas, atualmente, no GE. Elas estão disponíveis no Parque da Golden Gate, em São Francisco, Parque Tiergarten, em Berlin, Parques Prospect e Riverside, em Nova Iorque, dentre outras localidades. Muito em breve, mais cidades também ganharão as árvores 3D. :)


google earth street view 3d Street View, Árvores e Oceano no Google Earth


Imagens Históricas


Ver como as cidades estão, hoje, através de imagens atualizadas de satélites, é algo extremamente prazeroso. Para os saudosistas, o Google Earth possui uma ferramenta chamada Imagens Históricas, na qual os usuários podem ver imagens antigas de determinadas cidades.


Certamente, muitos de vocês já devem ter tido a curiosidade de saber como eram as suas cidades, muitos anos atrás, através de imagens de satélite. Para matar a curiosidade de seus usuários, a versão 6 do Google Earth ganhou um ícone na barra inferior, através do qual os usuários podem selecionar imagens de satélite bem mais antigas, além de poderem navegar no tempo entre as imagens mais antigas, e as mais novas.



Fundo do Oceano


Da mesma maneira que muitos usuários têm a curiosidade de ver imagens antigas de suas cidades, ou até mesmo imagens captadas pelos carros do Google Street View, certamente há aqueles que adoram o oceano e suas peculiaridades.


Desde a versão 5, o Google Earth permite que seus usuários tenham mais informações sobre os 70,8% do planeta que são cobertos pelos mares. Para que isto seja possível, basta que dêem zoom sobre o oceano ou, ainda, ativem a camada Ocean na sidebar esquerda. Através desta opção, é possível visualizar o Titanic (lembrem-se de ativar a camada Construções em 3D), explorar as viagens de Jacques Cousteau, ou até saber dos programas da National Geographic para salvar os Oceanos.


google earth titanic Street View, Árvores e Oceano no Google Earth


No próximo artigo, falaremos sobre o fantástico simulador de vôo disponível no Google Earth, do plugin que permite a visualização de mapas em 3D diretamente no Google Maps, além da excelente opção de explorar os mapas de Marte, Lua e do céu.


Baixem agora mesmo o Google Earth e divirtam-se com todo o poder desta ferramenta do Google.


Este artigo foi escrito por Ricardo Fraga, editor do Google Discovery, e Daniel A., guia oficial do Google no Fórum de Ajuda do Google Earth.


---
Artigos relacionados no Google Discovery

  • Disneylândia de Paris no Google Earth e Street View
  • Google Street View Brasil em 3D
  • Google Street View estréia na Austrália
  • Google irá disponibilizar Google Earth 4.3
  • Busca no Google Maps agora exibe Street View

  • "

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário