terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Promotoria de Saúde quer que município intensifique ações de combate a dengue

 Fonte: R7
Promotoria sugere que agentes usem poder de polícia para vistoriar imoveis fechados

Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde quer intensificar as ações de combate ao mosquito da dengue no município. Numa reunião com os órgãos responsáveis por essas ações – Secretaria Municipal de saúde e defesa civil, secretaria Especial de Ordem Pública e Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) – eles recomendaram que os agentes vistoriem todos os imóveis, exercendo até, se necessário, o poder de polícia nas casas fechadas ou abandonadas.
Segundo a promotora de Justiça Anabelle Macedo Silva a recomendação é uma forma mais rápida de resolver os problemas que atendem a coletividade, desde que as autoridade acatem a sugestão. Em outubro, uma recomendação da Promotoria de Saúde resultou na contratação de 1.320 Agentes de Vigilância em Saúde para intensificação do combate à dengue.
A preocupação da Promotoria da Saúde é com o risco de aumento do número de casos de dengue entre as crianças, assim como o crescimento da dificuldade de diagnóstico precoce (em função da semelhança com outras viroses comuns à infância).
Mobilização
As Secretarias Municipal e Estadual de Saúde vão apresentar em uma audiência pública no próximo dia 21 as ações que estão sendo realizadas para atendimento aos doentes e para combate ao mosquito da dengue, conforme os planos Estadual e Municipal de contingência. Na ocasião, também será apresentada à sociedade a Operação Guerra ao Mosquito, incentivando a participação popular para denúncia de focos de mosquitos.
Foram convidados para participar do evento integrantes do Cremerj (Conselho Estadual de Medicina do Rio de Janeiro), de Sociedades de Especialidades Médicas e Profissionais de Saúde em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário