terça-feira, 22 de março de 2011

Os beneficiários farão cursos de barman, camareira, garçom e guia de turismo

Cidadão Olímpico capacita novos profissionais para as áreas de turismo e hotelaria



21/03/2011


A aula inaugural do Projeto Cidadão Olímpico, na manhã desta sexta-feira, dia 18, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Nelson Mandela, apresentou aos alunos as possibilidades de desenvolvimento e emprego que os eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas irão trazer para a cidade.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Trabalho e Renda em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS), Centro de Cidadania Cidade Maravilhosa (CCCM) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai oferecer cursos de camareira, garçom, barman e guia de turismo. Durante sete meses, 256 participantes irão frequentar aulas de capacitação profissional, informática e inglês direcionado ao turismo. No término do curso, os formandos irão receber certificado e serão encaminhados ao mercado de trabalho.

Durante o encontro de abertura, a subsecretária de Proteção Básica da SMAS, Maria de Fátima Gomes, explicou aos alunos que, além da capacitação, todos irão receber aulas de cidadania com orientações sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e do cidadão comum. Ela também destacou a integração de diversos órgãos para a realização do projeto. “O Rio de Janeiro está vivendo um momento muito especial com novas oportunidades, e isso tem que ser aproveitado ao máximo. A parceria é um tema com muita força na assistência social e, no que depender de nós, iremos continuar trabalhando juntos, para garantir o sucesso desses novos profissionais”.

Luana Pereira Barbosa, 26 anos, é uma das alunas que já sonha com novas oportunidades. Moradora do Complexo da Maré, ela trabalha como faxineira, mas quer se qualificar para se tornar uma camareira profissional. “Eu quero trabalhar em um grande hotel, mas preciso aprender inglês para me comunicar com os hóspedes”, diz. Outro aluno que também almeja um salto na carreira é Jorge Capitão, de 24 anos e morador de Bonsucesso. Ele conta que já fez alguns trabalhos como garçom e por isso decidiu buscar um curso completo que oferecesse a capacitação e a introdução ao inglês. “Eu quero muito sair daqui falando inglês. Quero um emprego formal, uma oportunidade que me traga melhores condições de vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário