sexta-feira, 4 de março de 2011

SEQUENCIA DE ATIVIDADES- SEQUENCIA DE HISTÓRIAS

FONTE: ALÉM DO CUIDAR

SEQUENCIA DE ATIVIDADES- SEQUENCIA DE HISTÓRIAS: "
SEQUENCIA DE ATIVIDADE
A seqüência é uma modalidade de organização do tempo de aprender.
Um conceito central para a compreensão do que é uma seqüência é o da continuidade.
Certos conhecimentos não se aprendem por meio de uma única vivência, há a necessidade de mais tempo para a construção de significados e para o desenvolvimento de certas competências.

SEQUENCIA DE HISTÓRIAS
A roda de histórias, como atividade permanente no cotidiano do Cei/Emei, assegura, entre outras coisas, uma oportunidade para a criança ampliar seu repertório e conhecer contos e textos diversos.
O professor pode pensar em um recorte do repertório literário para que as crianças conheçam melhor os contos de fadas, lendas e ou mitos, ou mesmo, o universo de imagens e temas de um autor. Para isso ele precisa organizar uma seqüência de atividades.
PARA QUE PLANEJAR SEQUENCIA DE HISTÓRIAS?

Para que as crianças conheçam mais sobre:
  • um autor e o conjunto de sua obra, sabendo reconhecer algumas de suas características específicas.
  • um novo tipo de texto (aventuras, mitos, contos tradicionais etc) e ampliem seu repertório.
  • textos de uma determinada região ou tempo histórico.
  • os mesmos tipos de personagens ou temas.
  • várias versões dos mesmos textos ou com diferentes contadores.
  • Ou mesmo, para que aprendam a escutar histórias mais longas, e, ou por capítulos.
Se o objetivo do professor é que a criança participe do universo letrado, encante-se com o mundo dos textos, a ação didática deve ser ligada a leitura.
MAS, nada impede que na leitura como foco principal também planeje situações ligadas as outras linguagens, sendo um caminho convidativo para outras vivências e aprendizagens. Porém deve-se tomar o cuidado para que a atividades oferecidades as crianças sejam descontextualizadas ou um mero passatempo.
A leitura pode ser um caminho mas enquanto linguagem tem suas próprias finalidades.
BOAS PRÁTICAS LEITORAS

Leitura de histórias da Ruth Rocha
Professora Ângela Maria Rodrigues
EMEI Professora Rumi Oikawa
Objetivos
- Ampliar o repertório cultural para que as crianças conheçam melhor os temas de um autor.
-Conhecer biografia.
-Aprender a pesquisar em catálogo.
-Aprender a contar histórias no teatro de papel.
Envolvidos
-Crianças de 5 anos
Duração
- 2 meses

Títulos
1ªLeitura

História:Viva a macacada!
Ler a história e conversar com as crianças sobre: a história e destacar o papel da autora no livro.No primeiro momento só alguns dados( quem é, em que país nasceu e idade). Explorar as imagens e fatos da história.
2ºMomento
-Contar a história.
-Convidar as crianças a contarem a história.
-Explorar as características dos personagens.
3º Momento
-Conhecer mais dados biográficos da autora trazendo informações colhidas pela internet e livros.
-Escrita na lousa da biografia da autora.
-Escrita numa folha de alguns dados da biografia.
2ª Leitura

-História: O velho o menino e o burro.
-Ler,contar( professor e criança), conhecer a ilustração e os personagens, como aconteceu na primeria leitura.
-O que eles perceberam?
-Quais as semelhanças e diferenças entre as duas histórias?
Ampliando aprendizagens para o comportamento de leitor:
-Apresentar catálogos de livros de editoras que publicam livros da Ruth Rocha.
-Pesquisar com a mediação do professor as histórias escritas pela autora.
Obersvação: Auxiliar a pesquisa dando dicas, propondo desafios e estimulando a observação.
-Apresentação de fotos colhidas em livros, catálogos e internet sobre a Ruth Rocha.
-Apresentar outros títulos da autora: conversar, observar e pesquisar sobre caracteristicas dos livros publicados pela autora.

3ª Leitura

História:Que eu vou pra Angola
-Ler
-Contar
-Conversar sobre diferenças e semalhanças entre os textos.
-Escolher qual história da Ruth Rocha eles mais gostaram.
Produto final compartilhado

-Construção do cenário e apresentação da história que mais gostaram no teatro de papel. Atividade realizada em grupo.

Nota: as crianças já conheciam o teatro de papel.

TEATRO DE PAPEL

Em grupo levantar:
Como será construido o cenário?
Quais materiais precisarão?
Quais personagens?
Como cada um participará?

MATERIAIS-TEMPO-ESPAÇO-INTERAÇÕES
-Organizar os materiais para que as crianças construam o cenário e os personagens.Revistas, papel cartão, papel colorido, cola tesoura, carbono,sulfite, lápis de cor, caneta hidrocor e etc.
-Organizar o espaço onde acontecerá a criação, ensaio e apresentação.

-Planejar e combinar com as crinças quando será a apresentação da história.








Quais aprendizagens estão envolvidas?
Podem aprender:
  • A identificar e nomear características comuns em diferentes textos do mesmo autor, manifestar oralmente suas preferências literárias e argumentar.
  • A reconhecer nomes e características principais dos personagens de história.
  • A participar de situações mais coletivas de comunicação.
  • A organizar oralmente com a ajuda do professor etapas de uma instrução para o desenvolvimento do trabalho.
  • Narrar e recontar histórias utilizando recursos expressivos próprios.
  • A diferenciar outros portadores de textos informativos, jornalísticos e diferenciar publicações como jornais, cartazes, folhetos e etc.
  • Criar histórias e enredos para dramatizar e aprender a improvisar.
  • Se envolver em situações em que se comportem como “atores”.
  • Construir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referencias e aprender a reconhecê-las na ilustração de um livro, de um cartaz e etc.
  • Construir com a ajuda do professor o roteiro para encenação a partir de histórias conhecidas, situações improvisadas ou criações coletivas.
  • Encenar histórias.
  • Confeccionar fantoches, figurinos e cenários.
  • A refletir sobre as características de personagens; gestos, movimentos, voz etc.
  • Comentar apresentações de teatro feitas por outras crianças em relação aos objetos, fantoches, enredo, desempenho e personagens.
  • Construir roteiros de encenação a partir das histórias conhecidas e de criação coletiva.

Organizar os conteúdos em forma de seqüência didática, projetos, atividades permanentes, e planejar boas sequencias de atividades favorece para que as significações se constituão em conhecimentos a cada situação vivenciada pela criança. Transformando o tempo da escola em tempo pedagógico dedicado a produzir vivências do prazer em estar aprendendo.
Para saber mais:

· LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed , 2002
  • FREIRE, Madalena. Cadernos de reflexão: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo:Espaço Pedagógico,1992
· CARVALHO, Silvia Pereira, KLISYS, Adriana, AUGUSTO, Silvana. Bem-vindo, mundo! Criança, Cultura e formação de educadores , São Paulo, editora Peirópolis, 2006.

· Orientações Curriculares - Orientações Didáticas – SME/DOT – EI. 2008
  • Teatro de papel













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