sexta-feira, 1 de abril de 2011

1 TONELADA DE LIXO

1 TONELADA DE LIXO: "
Uma tonelada de lixo, essa foi à quantidade de lixo reciclável recolhida durante a gincana que durou apenas duas horas.

A gincana foi uma idéia que surgiu de 54 empresários estrangeiros que estão passando uma temporada no Rio de Janeiro. Após conhecerem a comunidade Santa Marta, gostaram tanto que resolveram desenvolver alguma atividade em prol da comunidade.
Com a organização da Effective Brands e o apoio da Coral Tintas e Associação dos Moradores do Santa Marta a ginca
na teve a concentração na quadra da escola de samba, onde foi oferecido um pequeno coquetel que serviu para os participantes se conhecerem. Logo após hou
ve a divisão de 8 grupos formado por moradores e pelos empresários. Os grupos foram divididos por cores e cada pessoa recebeu uma camiseta, um par de luvas e uma fita com a cor do seu grupo além de sacos de lixo para guardar o material catado.

Foi muito importante a presença de Alexandre, um dos personagens do documentário 'Lixo Extraordinário', que abordava o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de materiais recicláveis de Jardim Gramacho, e que foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor documentário - tornando-se o único representante brasileiro na 83ª edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Alexandre falou um pouco sobre o trabalho de catadores e do aterro de Jardim Gramacho que é
o maior aterro sanitário da América Latina e recolhe 200 toneladas de matéria reciclada por dia, o equivalente a uma cidade de 400 mil habitantes. Alexandre deu também dicas sobre reciclagem e coleta seletiva paras os participantes.

Profissionais da Equipe de Saúde da Família do Santa Marta estiveram presente distribuindo material educativo e falando da importância do descarte correto do lixo evitando-se assim focos de dengue, que é um problema atual em nosso município.

Os grupos foram levados de van até o alto do Santa Marta, de onde foi iniciada a gincana. Conforme os sacos ficavam cheios eles eram amarrados com fitas com a cor de cada grupo, para serem identificados e eram deixados na estação do bonde, onde pessoas da produção estavam recolhendo e levando esse lixo para a 1° Estação.

As 17:00 hs foi encerrada a gincana e iniciada a pesagem do lixo com auxilio de uma balança. Enquanto isso os participantes voltaram para a Quadra da Escola de Samba para ser realizada uma confraternização com muita comida e bebida e distribuição de brindes. Houve apresentação da bateria mirim do Spanta Neném e gincana de embaixadinhas entre os moradores e os gringos.

Mas o que todos esperavam era o resultado da gincana que premiou os três primeiros grupos com uma quantia em dinheiro. Para a surpresa de todos foi anunciado que durante as duas horas da gincana foi coletado 1 tonelada de lixo e o grupo vencedor foi o AZUL que recebeu R$ 500,00 em dinheiro.

Parabéns a equipe AZUL que contou com a participação de nossas Agentes Comunitárias de Saúde: Cristina, Sabrina e Fabiana.

Em breve mais fotos
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário