sexta-feira, 1 de abril de 2011

Breves e brevíssimas reflexões para uma vida melhor

Breves e brevíssimas reflexões para uma vida melhor: "

A felicidade está em nós, assim como a infelicidade. O que vai prevalecer é o que você cultivar com maior ardor.As lágrimas que por vezes vertemos significam não apenas a tristeza, mas os sentimentos verdadeiros que nutrimos por alguém!


Vivemos nossas escolhas, somos sujeitos de nossa autonomia e vitórias ou derrotas não podem ser atribuídas a ninguém mais a não ser a nós mesmos!

A repercussão de seus atos aos 20 certamente virá quando atingir os 30, 40, 50, 60... Se cuidar bem de seu corpo, mente e alma terá uma saúde de ferro e se sentirá bem em qualquer idade. Para isso respeite a si mesmo, veja o seu organismo como o seu templo, alimente o espírito, estude, ore, faça exercícios, alimente-se bem...

A educação acontece, de fato, se a predisposição para o ensino-aprendizagem existir por parte do professor e do aluno. Se o estudante quiser ele pode reverter qualquer dificuldade que exista ao se tornar parceiro do professor para a efetivação dos estudos, sendo participativo, questionador, buscando novas fontes, lendo não apenas o que lhe é indicado mas também outros materiais, se atualizando quanto ao movimento do mundo em que vive, enriquecendo seu acervo cultural com filmes, músicas, teatro..

Sonho com um mundo em que a ética seja mais que simplesmente uma palavra ou um conceito. Que seja um modo de vida, uma crença verdadeira e firme, um motivo pelo qual as pessoas seriam capazes de dar a sua vida, uma realidade consolidada em que não tenhamos que viver em falsete, para que as muitas farsas encenadas diariamente não nos tornem cínicos, hipócritas, falsos e amargos. Num mundo ético não teríamos que omitir, mentir, esconder nada... Espero que seja o sonho de tantas e tantas outras pessoas! Gosto de acreditar nisso para que as batalhas cotidianas tenham real sentido e nos motivem a buscar um mundo melhor para todos!


Educar para a complexidade do mundo em que hoje vivemos exige que tornemos mais simples a construção dos saberes, o processo de ensino-aprendizagem. Simplicidade neste caso significa tornar mais acessível, compreensível, participativa, interativa, desafiadora, instigante e inteligente a educação. O que se estuda, o que se busca conhecer têm que ser significativo, útil e relacionado ao mundo em que vive aquele que está aprendendo.

Por João Luís de Almeida Machado



"

Nenhum comentário:

Postar um comentário