sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pela primeira vez, será realizado georreferenciamento de focos em tempo real pelo Centro de Operações Rio



31/03/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove neste sábado, dia 2 de abril, a partir das 8h30, Caminhada contra a Dengue pela Cidade do Rio. O objetivo é mobilizar a população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Agentes de saúde estarão na ação, acompanhando e orientando os participantes sobre a identificação de focos do mosquito transmissor da doença. Durante a ação, será feito o georreferenciamento dos pontos com focos, que passarão a ser acompanhados em tempo real do Centro de Operações Rio (Co-Rio).

A atividade faz parte do Movimento Carioca por um Rio Livre da Dengue e pretende motivar cada cidadão a olhar a rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo que precisa ser cuidado o ano inteiro e não apenas no verão para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

“A presença da população na caminhada é muito importante. Os cidadãos poderão levar informações de focos em locais que o poder público desconhece. Durante a atividade, os agentes de saúde verificarão as denúncias e pela primeira vez será possível traçar um mapa dos lugares com probabilidade de existência do mosquito da dengue”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

O trabalho já inicia a programação de ações de prevenção à dengue para o próximo ano. Ao todo, serão 200 grupos de caminhadas distribuídos por toda a cidade. Para participar, basta procurar uma unidade de saúde da Prefeitura do Rio.

Os participantes se reunirão na unidade de saúde de onde sairão em pequenos grupos para vistoriar ruas, imóveis e estabelecimentos de cada região acompanhados e orientados por agentes de saúde. Os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue serão registrados para a realização de vistorias e para serem georreferenciados no Co-Rio. Ao término da atividade, haverá um mapa da Cidade no Co-Rio com todos os pontos identificados. As informações serão coletadas pelo teleatendimento 1746, pelo site da SMSDC (www.rio.rj.gov.br/web/smsdc) ou ainda por formulários que serão distribuídos no local.

A SMSDC orienta que os participantes usem roupas leves, calçados confortáveis e boné e levem garrafa com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário