sexta-feira, 1 de abril de 2011

Prefeito lança Caderneta do Adulto na inauguração da 32ª Clínica da Família



Unidade de Pilares é a primeira a receber este documento médico que registrará as informações dos pacientes

31/03/2011

Foto: Beth SantosO prefeito do Rio Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, lançaram na manhã desta quinta-feira, dia 31, a Caderneta do Adulto durante a inauguração da 32ª Clínica da Família da cidade, em Pilares, na Zona Norte. A Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho, é oitava da Zona Norte do Rio e beneficiará cerca de 20 mil pessoas da região. Com esta nova unidade, a cobertura de saúde na cidade chega a cerca de 1,27 milhão de pessoas, o que representa 30% da população usuária dos serviços do SUS.

- Não tem nada mais importante do que isso aqui, do que a Clínica da Família. Mais de 80% dos problemas de saúde a gente pode resolver aqui. Vocês terão atendimento de qualidade nesta clínica. Isso aqui é a clínica da saúde, é o lugar de ficar saudável e que está permitindo a gente fazer uma revolução na saúde da nossa cidade -, disse Paes.

Foto: Beth SantosCom investimentos de R$3 milhões, a Clínica da Família de Pilares será a primeira em que todos seus usuários receberão a Caderneta do Adulto, documento que registrará informações como taxa de colesterol, glicemia, resultados preventivos e mamografias (no caso das mulheres), e histórico de diabetes e hipertensão, entre outros dados. O sistema também pretende aumentar a cobertura de vacinação nos adultos, com o acompanhamento e atualização de todas as vacinas e exames necessários.

O secretário Hans Dohmann, falou sobre a importância da implantação da Caderneta do Adulto nas unidades de saúde.

- A Caderneta do Adulto é um instrumento que facilita a população para gerenciar sua própria saúde. É como se organizasse o check up da população adulta da cidade do Rio de Janeiro. Através das Clínicas da Família e com essas cadernetas o cidadão passa a se organizar para cuidar preventivamente da sua saúde. Ao receber a caderneta, o médico faz o link imediatamente com o prontuário eletrônico, que está sendo instalado em todas as Clínicas da Família.

Foto: Beth SantosA unidade conta com cinco equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal. O local possui nove consultórios, ultrassonografia, raios-x, observação clínica com três leitos e salas de procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e farmácia. Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças.

O secretário Hans Dohmann disse que os cidadãos precisam ficar atentos em relação à dengue e aproveitou para chamar a população para participar de uma caminhada contra à dengue, no próximo sábado, dia 2, às 9h. Para isso, basta o carioca procurar a unidade de saúde mais próxima a partir das 8h30.

Foto: Beth Santos- Onde tem uma unidade de saúde municipal haverá uma caminhada no sábado. Nessa caminhada serão registrados focos ou potenciais focos da doença e a partir daí vamos gerar um primeiro mapa de focos ou potenciais focos de dengue na cidade do Rio de Janeiro. Isso tudo vai ser centralizado no Centro de Operações Rio da Prefeitura e se torna mais um mecanismo para fazermos a gestão de combate aos focos na cidade.

A unidade de Pilares funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Rua de Lazer, 143.

A Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho é uma homenagem a um grande lutador das causas sociais no bairro de Pilares, que faleceu aos 81 anos, em 2009.


Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário