sexta-feira, 1 de abril de 2011

Razão e Emoção – É preciso inteireza


Fabiano Brum
Homem de meia-idade com expressões faciais e corporais, liberando emoções fortes por meio do grito
Existem situações em nossa vida em que temos de escutar as informações, os  sons e os sentimentos que nos rodeiam para tomarmos decisões, caminhos ou
realizar escolhas.
São inúmeras estas informações e, tome-se como exemplo, as informações detalhadas abaixo: 
Externas: São aquelas informações advindas de conselho de amigos, de especialistas, análises financeiras, opinião pública, pesquisar o cliente, entre muitas outras. 
Próprias: São as informações advindas de nossas próprias percepções, sentimentos, experiências, além daquelas que vêm de nosso conhecimento técnico, nossa razão e nossa emoção.
Muitas vezes, não existe um caminho único a ser seguido, do mesmo modo que também não existe uma verdade absoluta a ser acreditada.
Muitas escolhas podem até levar-nos para os mesmos lugares ou, até mesmo, para resultados bem distantes.
Certa vez, o filósofo Confúcio disse: “Onde quer que vás, vá  de todo o coração”.
Confúcio estava nos dizendo que precisamos ser fiéis a nós mesmos, utilizarmos da razão, porém ela deve ser embebida na sensibilidade, estarmos presentes em razão e em emoção.
Devemos agir tecnicamente, porém com o sentimento daquele que ama o que faz, respeita seus ideais e, principalmente, tem respeito por outras pessoas.
Basta você olhar para os lados e verá quantas pessoas estão trabalhando sem nenhum tipo de sentimento, “ligadas no modo automático”, exercendo suas funções de forma mecânica, alheias aos acontecimentos e aos outros seres humanos que os cercam.
São pessoas que atuam sem prazer, sem vida, sem amor próprio ou amor pelo próximo.
Na vida, é preciso agir com inteireza. Inteireza é uma palavra definida no dicionário como a qualidade ou o estado daquilo que é inteiro; com integridade física e moral.
Precisamos estar inteiros para darmos o melhor de nós mesmos por aquilo que estamos fazendo naquele momento. Estar inteiro também é estar com o outro, pelo outro, interessados no bem-estar e no sucesso do outro, tais como clientes, parceiros, família, amigos e comunidade. 
Um trecho da música "Por Inteiro" do cantor e compositor Wilson Sideral diz:  “Não importa o arranjo, em conjunto somos mais do que solo”.
Estar inteiro não é estar sozinho, mas sim em sintonia com o mundo. Juntos somos mais do que um.
Da próxima vez que tiver que tomar uma decisão, estiver atendendo um cliente ou se relacionando com algo ou alguém, esteja por inteiro. E não se esqueça do velho amigo Confúcio: “Onde quer que vás, vá de todo o coração”.
Afine-se para o sucesso!
Fabiano Brum é Palestrante especialista em motivação, vendas, empreendedorismo e educação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

Um comentário:

  1. O que é educar?

    Ivone Boechat

    O que é educar?
    Extrair do interior da alma
    a preciosa essência
    que vai se descobrindo
    na raiz do amor?
    O que é educar?
    ensinar, disciplinar, instruir,
    aprimorar o bem?
    Educar é
    esculpir a rocha das vontades,
    fazer resplandecer
    o homem purificado,
    refinado,
    ser capaz de ajudar
    a construir alguém ?
    Educar é síntese
    de tudo isto
    harmonizado,
    dar o visto
    no advir,
    ser avalista,
    ajudar a prosseguir
    no caminho do bem.

    ResponderExcluir