sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quando a história vale um programa inteiro

Quando a história vale um programa inteiro: "

O repórter Rui Gonçalves fala da experiência de conhecer os projetos que revolucionaram a vida de comunidades de baixa renda em São Paulo.



Era para ser uma reportagem de uns 6 minutos de duração mostrando como uma horta na periferia e uma academia de Boxe improvisada debaixo de um viaduto num bairro paulistano podem mudar para melhor a vida de muita gente. Mas os resultados foram tão expressivos e importantes que mereceram ainda mais a nossa atenção e renderam um programa inteiro.


Para mim foi uma grata surpresa. Sei que é preciso pouco para mudar muito a vida de quem tem o orçamento apertadíssimo. Muhammad Yunus, criador do microcrédito, conta em detalhes como isto é possível no livro “O banqueiro dos pobres”. Mas ver de perto é infinitamente mais rico.





Foto: Cidades Sem Fome



A horta plantada num bairro pobre na região de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, deveria garantir alimento barato e sadio para os moradores e renda para quem trabalhasse nela. Mas o brasileiro é criativo. Teve gente que viu ali a chance de deixar para trás o desemprego e se tornar empreendedor. Foi o caso da Rosana, personagem da nossa reportagem. Começou a servir refeições em casa, caprichando na salada e nos legumes refogados. Com isso ela vem faturando mais de mil reais por mês. Para quem vivia de “bicos”, o sustento da família está mais que garantido. É ou não é um avanço tremendo?





Foto: G1



Já o Garrido é um herói urbano para a vizinhança de um viaduto na Avenida Alcântara Machado, num dos trechos da Radial Leste em São Paulo. Ele trouxe segurança para a vizinhança ao expulsar dali usuários de drogas e assaltantes. Para isso, não precisou de arma nem de ameaças. Simplesmente ocupou o espaço antes abandonado com uma academia de boxe. Reciclou, reusou e improvisou para ter os equipamentos de ginástica necessários para treinar os pugilistas. Transformou o local e deu novas oportunidades para quem foi praticar esporte num lugar, no mínimo, inusitado.


Uma das coisas que me faz amar esta profissão é poder conhecer pessoas como estas e apresentá-las a vocês.


Abraços,

Rui Gonçalves

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário