sábado, 9 de abril de 2011

As Estrelas do Céu e do Mar

As Estrelas do Céu e do Mar: "O Italo trouxe um livro da escola hoje que eu achei bem legal: 'As Estrelas do Céu e do Mar" que reúne textos e poemas sobre astronomia e oceanografia com lindas ilustrações.



O livro foi preparado para crianças já alfabetizadas e que estão procurando saciar sua fome de conhecimento com livros ilustrados e bonitos. As Estrelas do Céu e do Mar foi escrito por José Santos e ilustrado por Mariângela Haddad, e tem a consultoria sobre astronomia feita pelo professor Walmir Thomazi Cardoso, presidente da Associação Brasileira Para o Ensino de Astronomia, a SBA.

O resultado é um livrinho simpático, com apenas 32 páginas, que serve de introdução para os mundos maravilhosos do céu e do mar.



Sinopse

As Estrelas do Céu e do Mar explora de forma divertida cada um dos planetas do nosso sistema solar, destacando suas características, como o calor de Vênus e de Mercúrio, os belos anéis de Saturno, o frio e o tamanho colossal de Júpiter. Uma personagem criada pelo autor, a Notinha, dá mais explicações ao pé de cada página. O livro também fala das estrelas do mar e dos oceanos da Terra onde elas vivem.

Hoje em dia as crianças têm um contato muito precoce com a astronomia e a Astronáutica, por meio dos desenhos animados e dos filmes para a televisão. As histórias dos super-heróis estão sempre falando de asteróides em curso de colisão com a Terra, naves espaciais desgovernadas e viagens interestelares. E a criança que começa a descobrir o mundo tem dificuldade para entender o que é real e o que é ficção. Ela pode cair tanto no erro de achar que tudo aquilo é verdade, como de pensar que planetas como Marte e Júpiter não passam de lugares imaginários, como a Terra do Nunca ou o País das Maravilhas.

“Estrelas do Céu e do Mar” é um daqueles livros que ajudam as crianças a se situarem diante das descobertas do mundo moderno. E pode despertar o interesse por obras mais sofisticadas, como aqueles livros importados cheios de fotos do telescópio Hubble.

Os autores

José Santos é mineiro a cidade Santana do Deserto, tem 45 anos e escreve poesia para crianças desde 1990. Além de possuir outros 5 livros inéditos, criou em 2004 a coletânea Poemas Esparadrápicos junto com os Doutores da Alegria e publicou O ABC quer brincar com você. José trabalha no Museu da Pessoa, um museu muito diferente(www.museudapessoa.net).

Mariângela Haddad também é mineira, de Ponte Nova. Desenha, desenha, desenha sem parar, desde 1982! Ganhou um prêmio no Japão por suas ilustrações sobre folclore brasileiro. Trabalha com guache, pastel seco e écoline. As ilustrações de Estrelas do céu e do mar foram feitas no computador, num programa que simula estas técnicas. Nas horas de folga, gosta de cantar e jogar conversa fora.

Ficha
Título: As Estrelas do Céu e do Mar
Autor: José Santos
Ilustração: Mariângela Haddad
Páginas: 32
Editora: Paulus
Preço: R$20,00 - Traça Sebo



Fontes de pesquisa Diário On e Livrus
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário