sábado, 9 de abril de 2011

" A Mentira tem Perna Curta"

" A Mentira tem Perna Curta": "

Na escola dos meus filhos, esta é a semana na Leitura, em que encarregados de educação são convidados a irem à sala dos seus educandos, ler uma história.

Todos os anos participo, e gosto de levar uma história desconhecida, que seja engraçada e ainda tenha uma moralidade. Para mim literatura infantil tem que ser pedagógica!
Então recebi esta dica de leitura da bibliotecária, quando lhe expliquei o que pretendia, e confirmo que se tornou a escolha certa.

Adalgisa é uma menina que diz muitas mentiras, representadas por monstros, que se escondem nas roupas, no quarto, pela casa, na escola, enfim, por todo o lado! Ela torna-se conhecida por ser mentirosa, e quando toma consciência disso decide mudar de atitude.

Achei muito interessante, poder explorar a história com as crianças, explicar o título, que é um ditado conhecido, mas que nem todos conheciam ( a mentira tem perna curta, portanto não corre muito, é apanhada depressa), levá-los a concluir que a mãe, ou os educadores mais próximos sabem sempre, ou quase sempre, quando mentem, e que ao mentir estão a perder a confiança da família, amigos, colegas e professores.
Acho muito importante que o contador de histórias saiba interpretar e levar as crianças a concluir e a descobrir a história. Contar somente é deixar a tarefa pela metade!

Acho que fui bem sucedida, e a confirmação veio ao final do dia, quando a Letícia me contou que depois da história, dois meninos assumiram umas tolices que tinham feito, inclusive um que nunca, na vida assume nada! (Ipsis verbis)

As ilustrações são muito giras, e penso que este livro é adequando para a faixa etária dos 6-7-8 anos. Autora: Rosy Gadda Conti, 24 páginas.

Aconselho !

Autoria do post: Fernanda, do blogue: Mãe... e muito mais
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário