sábado, 9 de abril de 2011

“Diabetes, o inimigo oculto” será tema do Fantástico

“Diabetes, o inimigo oculto” será tema do Fantástico: "

Cerca de 10% da população brasileira sofre de diabetes. A doença ocorre em duas formas básicas: o tipo 1, que afeta crianças e adolescentes e representa entre 5% e 10% do total dos portadores do problema, e o tipo 2, mais comum, que atinge adultos. Em geral, esta segunda modalidade afeta pessoas com mais de 40 anos. Embora não haja estatísticas que revelem a incidência exata, nos últimos anos, os especialistas têm observado que a doença tem afetado cada vez mais, crianças e adolescentes.”


(Fonte: @avidaquer)



Eu sou prova viva de que a Diabetes é sim uma inimiga oculta. A frase afirmativa não é jargão de médico, nem slogan de TV. E se você tem casos de diabetes na família, então é melhor ler, ouvir ou se informar a respeito.


Recentemente eu li algo que pareceu perfeito para mim… Soou como eu mesma falando. “Não se pode negar que a notícia de que alguém é portador de diabetes pode assustar, já que traz com ela a necessidade de mudanças importantes em hábitos e estilo de vida. Mas também é igualmente verdade que é plenamente possível conviver com a doença com qualidade e com alegria de viver, usando a diabetes com ponto de partida para mudanças que já se faziam necessárias e que só trazem ganhos à rotina e à saúde”. Muito bem…


Então, se você se interessou pelo tema, sabia que o Dr. Drauzio Varella, médico já conhecido do público brasileiro e figura cativa nas séries de reportagens médicas da Rede Globo trará, no Fantástico, a partir deste domingo, 10, a série “Diabetes, o inimigo oculto”. O tema foi escolhido porque o diabetes é hoje a 3º causa de mortes no país e afeta quase 6% da população brasileira, o que significa cerca de 10 milhões de pessoas. É muita coisa!


O quadro vai mostrar em quatro episódios que o diabetes é um mal silencioso e que, em muitos casos a pessoa descobre que tem a doença quando ela já afetou algum órgão vital. Ou seja, sinal de perigo. Para quem não leva muito a sério as recomendações, é importante compartilhar que o diabetes é uma das principais causas da cegueira em adultos, além de ser responsável por um grande número de pessoas com membros amputados.


A série vai explicar ainda a diferença entre os 2 tipos da doença, através de relatos de pessoas comuns que contam suas histórias e mostram as soluções que encontraram para conviver com as restrições impostas pelo diabetes.



No primeiro episódio conheceremos a história de Vitor Tadeu, que descobriu que tinha a doença ao acaso, quando resolveu fazer um check-up. Ao fazer o exame de sangue, soube que suas taxas de açúcar estavam muito acima do normal. Dono de uma empresa que produz docinhos para festas, ele fala sobre a dificuldade que tem tido para controlar a dieta e tirar as guloseimas do cardápio… Hum… Enquanto isso, o funcionário público Rui chegou até a se mudar para o interior em busca de uma rotina mais saudável, com atividades físicas diárias e uma alimentação balanceada. Seu filho de nove anos é seu principal motivador para enfrentar os desafios da doença e as barreiras que o novo estilo de vida possa oferecer.


#Ficadica!


P.S. E se o seu caso é de diabetes infantil, visite esse link



Share

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário