sábado, 9 de abril de 2011

Mais Reflexões por um Mundo Melhor

Mais Reflexões por um Mundo Melhor: "

De tudo o que fiz em minha vida o que de melhor realizei foi amar com intensidade e profundidade a minha família, amigos, alunos, colegas através de cada ato, palavra, olhar... Mesmo quando não fui compreendido, ainda que em alguns momentos o que disse pareceu inapropriado, tendo consciência de que em vários momentos errei, o que posso dizer é que acima de tudo o que veio a tona foi este sentimento único que nos faz mais humanos que tudo o mais!

Você já deu um abraço forte em alguém muito especial? Já disse a seu cônjuge, a seus filhos, pais ou irmãos o quanto eles são importantes para você? Ao encontrar um amigo, não apenas estenda a mão, faça com que esta pessoa perceba o quanto ela você gosta dela. Passe adiante todos os sentimentos positivos que tiver e terá, certamente, como resposta, muita felicidade! Um abraço caloroso e amigo para todos!

Saudade sinto de todos aqueles que me fizeram compreender a grandeza da vida humana com seus atos sinceros, genuínos e espontâneos de generosidade e amizade! Abraço a todos os que continuam, ainda que alguns a distância, esta caminhada ombro a ombro por um mundo melhor!


Tempo? Quem tem tempo hoje? Você tem? Ou dia após dia, depois de ouvir o relógio tocar entra naquela correria sem fim, com inúmeros compromissos e trabalhos pela frente, chegando exausto em casa, à noite, pronto para desabar na cama ou no sofá? Tudo isso para que? Conforto, comodidade, luxo? E se exauridos ficarmos e com isso vier a doença, o stress, a indisposição para a vida? O que restará? Há quanto tempo você não se reserva o direito de não fazer nada? Ou então de se dedicar realmente a uma atividade que lhe dá prazer? Já parou para pensar nisso?

Li outro dia, num trabalho de mestrado, que a educação com o apoio das novas tecnologias permite maior comodidade por, entre outras vantagens, permitir que o aluno estude de sua casa, em cursos a distância ou semi-presenciais. Penso justamente o contrário, ou seja, que a educação, seja aquela que acontece na escola ou através da mediação de recursos como os computadores e internet, deve incomodar, tirar da zona de conforto, fazer com que as pessoas se mexam, se mobilizem, pensem e repensem seus caminhos, suas opções, suas ideias... A educação deve ser um desafio, instigando, provocando, gerando movimento, debate, reflexão... Caso contrário, perde todo o sentido!

O que realmente importa para um estudante? O conhecimento ou a nota? Ter consciência e possibilidade de entender e agir no mundo em que vive ou passar de ano, ser aprovado? Sempre aposto nas primeiras alternativas, ou seja, naquelas em que a escola é percebida como elemento de crescimento, criticidade, realização, transformação. As vezes, porém, sinto que ainda há muitas pessoas andando em círculos, perseguindo os próprios rabos, incapazes de entender a essência da educação e que, se encontram em sala de aula, apenas de olho nas notas...

Que tal criarmos o Dia Mundial de Não Fazer Nada? Porque temos que ser produtivos sempre? Já reparou que até quando entramos de férias ficamos procurando o que fazer em casa? Um telhado para consertar, plantas para aguar, armários para arrumar? O que tenho escutado de pessoas que se dizem cansadas, estressadas, esgotadas... É uma verdadeira epidemia mundial! Entre nesta campanha, vamos lutar pelo DIA MUNDIAL DE NÃO FAZER NADA!

Por João Luís de Almeida Machado
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário