sábado, 9 de abril de 2011

Trabalhando com charges

FONTE: AMAR E EDUCAR
Trabalhando com charges: "
INDICAÇÃO: 6º ao 9º ano, de acordo com o aprofundamento dado. Podendo ser adaptado a alunos menores e maiores.

CONCEITO-CHAVE: Texto/Contexto; linguagem verbal/não-verbal
OBJETIVOS:
•Perceber a charge como unidade textual de sentido completo.

•Trabalhar a correlação texto/contextual, imprescindível para compreensão da mensagem contida na charge.

•Ler criticamente a mensagem da charge, principalmente nos seus aspectos de crítica, sátira e paródia.

•Analisar a inter-relação texto verbal (esporádico) x texto não-verbal (constante) presentes na charge, enquanto elementos intensificadores de seu aspecto crítico.

•Identificar o caráter da mensagem eminentemente sintética da charge.

•Produzir textos estrutural funcionalmente semelhantes aos analisados.



DESENVOLVIMENTO:

1ª Parte: Análise do material:
•Ler as charges.

•Decodificar as mensagens, correlacionando-as aos fatos que as inspiraram.

•Observar os elementos que constituem as charges (verbais e não-verbais) e classificá-las segundo apresentem apenas desenho, ou desenho e texto verbal, separando-as nesses dois tipos.

•Analisar, primeiramente, as que fazem uso exclusivo de elementos não-verbais, com ênfase nos aspectos que conferem humor e mordacidade ao texto.

•Fazer o mesmo com as que apresentem elementos verbais levando-se em conta, porém, a dimensão que a parte escrita assumirá no texto.

•Elaborar quadro sinótico, listando os elementos encontrados nas charges analisadas.

•O professor deve levar vários exemplos de charges para a sala de aula.

•Chamar a atenção para o fato de que principalmente no caso da charge de caráter político, conhecer o fato que a originou é imprescindível para sua compreensão.

•Observar a presença obrigatória do elemento não-verbal, e esporádica do verbal.

•Observar que os elementos de ruptura que conferem o tom crítico-humorístico à charge podem ser de vários tipos. Por exemplo: exagero nos traços de pessoas retratadas (em processo semelhante à caricatura) ou introdução de elementos inusitados naquele texto.
Ao fim desta atividade, apresentar três exemplos de charges que jogam diferentemente com seus elementos constitutivos.

Texto 1: Charge sem palavras.

Texto 2: Elemento verbal sobrepondo-se ao não-verbal – residindo humor nas falas dos personagens.

Texto 3: Correlação perfeita palavras/ilustração.
As falas só assumem sua real dimensão se levarmos em conta o contexto em que são produzidas.
ELEMENTOS
Não-verbais
Verbais
- caricaturas de pessoas famosas reforçando aspectos de sua conduta,caráter ou físico.
- cenário – contexto
- etc
- diálogos
-legendas
-slogans
- desvios e/ou rupturas de sentido
- etc
2ª parte: Produção (individual ou em grupo):
•Procurar, em jornais ou revistas, notícias curtas, de caráter geral ou político, cujo tema se preste a ser retomado através de uma charge.

•Elaborar a charge, lançando mão dos elementos do quadro sinótico.

•Mostrar à turma a charge elaborada, para que seja avaliada sua adequação e alcance crítico em relação ao tema escolhido.

•Mostrar painel onde sejam mostradas lado a lado as charges produzidas e as notícias que as inspiraram.

VARIANTES:
•Formar equipes.
•Trazer para a sala de aula, em data pré-acertada:
- Exemplos de charges de diferentes autores atuais e temas (de políticos, de artistas, de ocorrências, críticas à situação do país, etc) pesquisados em revistas e jornais.

- Se possível, trazer charges lançadas à época de fatos marcantes da História.

- A própria turma julgará a adequação do material trazido para o cumprimento da tarefa.

- Será considerada 'vencedora' a equipe que apresentar maior variedade de autores e de temas.
DICA:
Pode-se também pesquisar e interpretar charges animadas em vídeos, disponíveis na internet e propor aos alunos que busquem diferentes maneiras de apresentar charges criadas por eles.

Avaliação:
Avaliar o desempenho global dos alunos continuamente a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais;

Observar as atitudes de responsabilidade, cooperação e organização dos alunos.

Para refletir:
Triste realidade retratada na
charge de Maurício Ricardo



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