terça-feira, 19 de abril de 2011

Obra revela de forma lúdica o que o grande escritor tem em comum com seus personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo

FONTE: http://nossospequenosleitores.blogspot.com/
Obra revela de forma lúdica o que o grande escritor tem em comum com seus personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo: "Hoje é o dia do aniversário do Pai da Literatura Infantil Brasileira: Monteiro Lobato. Hoje pela manhã soube algumas particularidades desde paulista, nascido em 18 de março de 1882 em Taubaté, registrado como José Renato Monteiro Lobato e que aos 11 anos resolveu mudar seu nome para José Bento 'só para usar a bengala do pai, que tinha a sigla JBML'.
'Desde garoto, Monteiro Lobato mostrava que era diferente das outras crianças. Gostava de observar a vida do campo, ouvir histórias e ler livros. Quando menino passava horas na biblioteca do seu avô, Visconde de Tremembé. A leitura era mesmo uam de suas atividades favoritas. Lobato aprendeu a ler e a escreveraos 5 anos de idade. Sua mãe foi sua primeira professora e ensinou a ele a base da língua portuguesa. Depois, continuou os estudos com um professor particular e só aos 7 anos foi para o colégio.'
Sempre tive curiosidade sobre como Emília, Narizinho, Tia Anastácia, Dona Benta e Pedrinho surgiram para Lobato. Imaginei muitas vezes como Saci e Visconde de Sabugosa conviviam em sua cabeça, como ele imaginou (sonhou?) as travessuras dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo que "embalaram" a infância de tantas crianças, sendo eu uma delas. Sabia que algumas coisas eram lembranças pessoais, vividas na fazenda “Santa Maria” , em Taubaté, onde cresceu, brincando na varanda da casa grande, com os pés de café por perto, vislumbranco um morro de mata virgem, que podia ser o habitat de onças e índios na cabeça de uma criança criativa.

Eis que recebi um release contando que parte da história desta infância está em “Monteiro Lobato”, da Coleção Crianças Famosas da Callis Editora.
'Escrito por Nereide Santa Rosa, o livro deixa de lado o espírito crítico e progressista de José Renato Monteiro Lobato e narra, aos pequenos, a infância do pequeno Juca que, bem diferente de Pedrinho, Narizinho e Emília, era um menino quieto. Preferia passar horas na biblioteca do avô, denominada por ele de “sala encantada”, ou na companhia das irmãs mais novas Esther e Judith.'
“Monteiro Lobato” pertence à Coleção Crianças Famosas, que narra os primeiros anos de vida de grandes personalidades como “Cecília Meirelles”, Leonardo da Vinci, Jorge Amado, Santos Dumont e muitos outros.



E para se divertir com as crianças: o Mundo do Sítio disponibilizou um Paper Toy de Lobato, basta clicar aqui para ser direcionado ao local e ter instruções para imprimir e montar com os seus pequenos leitores. Obrigada pela dica @1001roteirinhos. ;)
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário