domingo, 27 de novembro de 2011

Clipping: PAES NÃO TEM DÚVIDA: "VAI TER EPIDEMIA DE DENGUE NA CIDADE"

http://cvasrio.blogspot.com/
Clipping: PAES NÃO TEM DÚVIDA: "VAI TER EPIDEMIA DE DENGUE NA CIDADE":
Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes disse que a epidemia de dengue no próximo verão é uma realidade, mas o governo já tem uma estrutura montada para atender  os casos da doença. "Vai ter epidemia de dengue. Pode xingar o prefeito e a mãe do Paes, mas a prevenção é uma tarefa compartilhada entre a prefeitura e a população. Dois terços dos casos da doença são contraídos na própria casa. Temos número suficiente de agentes de saúde  trabalhando, mas o mais importante é que a população pare dez minutos e olhe o seu próprio quintal", afirmou.

Paes anunciou que, a partir de dezembro, começam a funcionar na cidade novos polos de hidratação 24 horas, somando-se aos 20 já existentes. "Mesmo não registrando grande número de casos de dengue até agora, o município já tem 20 polos de hidratação. São seis meses de trabalho para organizar uma estrutura que permita o atendimento da população em caso de epidemia da doença".

"Ninguém que tenha buscado uma unidade básica de saúde morreu. Todos os pacientes com dengue foram atendidos com dignidade. Não dá para aceitar a morte por causa de um mosquito. A cura é a hidratação e essa responsabilidade é da prefeitura", acrescentou Paes.

O prefeito do Rio também comentou a implantação das Clínicas de Família, ressaltando que pretende construir 56 dessas unidades. "Estabelecemos a meta de atender 40% dos cariocas com as Clínicas da Família. Começamos em 2009 por Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. Depois, escolhemos uma área da Zona Norte, o Grande Méier, e focamos depois na região de Bangu, e a ideia é chegar a Vila Kennedy. O ideal é chegar a uma cobertura de 60%, porque 40% dos cariocas têm plano de saúde. Hoje, chegamos a 25%, ou seja, 2 milhões de cariocas atendidos", explicou.

O prefeito do Rio também falou sobre transportes e disse que a Transcarioca vai mudar o Rio em 2013. "A região Oeste já percebe a transformação absurda que ocorre na cidade. Licitamos linhas de ônibus, implantamos o bilhete único, o mais barato do Brasil e sem subsídio, os BRS (sistema rápido de ônibus) em Copacabana, Leblon e Ipanema, e estamos entrando em dezembro no Centro da cidade, com redução de frota e mais organização", ressaltou.

"Não dá para exigir que as pessoas usem o transporte público se não houver qualidade. O Rio tem caminhão com carroceria de ônibus. O BRS vai revolucionar o transporte", prometeu Paes.

Eduardo Paes falou ainda sobre as chuvas de verão, garantindo a realização de obras para a prevenção. "Se houver uma chuva forte e grandes enchentes, é claro que a cidade não está preparada, mas está mais preparada do que há dois anos atrás, do que há um ano atrás. Nos últimos dois anos a GeoRio recebeu R$ 230 milhões para investir em obras de contenção de encostas, e outras. Todo o sistema de prevenção já montado na cidade permite que se salvem vidas e se minimizem os efeitos dos temporais", acredita o prefeito.

Disponível em <http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/11/24/paes-nao-tem-duvida-vai-ter-epidemia-de-dengue-na-cidade/> acesso em 24 nov. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário