domingo, 27 de novembro de 2011

Veja, passo a passo, como fazer a pré-matrícula para as escolas da Prefeitura

Inscrições foram prorrogadas até 30 de novembro e são feitas somente pela internet


A Secretaria Municipal de Educação informa que a pré-matrícula para novos alunos da Pré-Escola, do Ensino Fundamental (1º ao 9º Anos) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) da Rede Municipal do Rio prossegue até o dia 30 de novembro de 2011. Pelo terceiro ano consecutivo, as inscrições só podem ser feitas pela internet, por meio do site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Para os alunos que fazem parte da Rede Municipal, a renovação da matrícula é automática, a não ser para os estudantes que querem mudar de escola. Para esses alunos, a secretaria disponibiliza também 18 escolas do Ginásio Experimental, em tempo integral, e para a nova escola do Ginásio Experimental Olímpico (GEO), voltada para a prática de esportes. A Matrícula para as creches municipais só acontecerá em janeiro de 2012.
A Prefeitura já disponibiliza, desde o dia 25 outubro, 42 postos com acesso gratuito à internet, em todas as regiões da cidade e nos quais haverá uma pessoa para orientar os pais ou responsáveis. A Secretaria também produziu um guia que explica, passo a passo, como realizar a pré-matrícula. Os locais de acesso gratuito à internet e os guias de matrícula estão disponíveis para consulta no site www.rio.rj.gov.br/sme.
Assim como ocorreu no ano passado, os pais ou responsáveis, ao preencherem o formulário de inscrição da pré-matrícula, têm que escolher de três a cinco opções de escolas, em ordem de preferência. Todas as informações prestadas terão que ser confirmadas, através de documentos, no ato da matrícula. Ao preencher o formulário também será preciso saber o endereço de correspondência completo, inclusive com o número do CEP, pois a Prefeitura encaminhará uma carta informando a escola na qual a vaga foi reservada.
A confirmação da reserva também será feita através de mensagem pelo celular ou poderá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis no site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Para isso, é preciso anotar o número da inscrição da pré-matrícula. As datas para verificar a confirmação pela internet são as seguintes: a partir de 16 de dezembro (Pré-escola, e 1º e 2º Anos) e de 9 de janeiro de 2012 (3º ao 9º Anos e PEJA). A matrícula não será realizada se o responsável não comparecer à escola na data marcada para efetivar a matrícula.
Para os alunos que já estudam na rede municipal, a renovação da matrícula é automática. Caso a escola não tenha o ano que o aluno cursará em 2011, a direção da unidade chamará o responsável para que escolha a unidade em que seu filho estudará. Essa matrícula também é garantida sem necessidade de inscrição pela internet. Para as transferências internas – de uma escola municipal para outra –, a matrícula tem que ser feita pela internet. Para isso, é preciso perguntar à diretora da atual escola em que o aluno estuda em qual ano ele deverá ser matriculado em 2012 e qual o código dele no Sistema de Controle Acadêmico. Para transferências externas – da rede particular ou de redes públicas de outras cidades e estados, a matrícula deve ser realizada também pela internet.
Matrícula para o Ginásio Experimental
O Ginásio Experimental é um centro irradiador de excelência e de inovação no ensino do 7° ao 9° anos. Em toda a cidade, 18 escolas, em tempo integral, contarão com essa nova metodologia educacional, que, além de conteúdo diferenciado, oferece eletivas para os alunos, um professor tutor para cada um e apoia a elaboração de seu projeto de vida.
Os interessados devem escolher uma das 18 escolas de Ginásio Experimental Carioca como primeira opção. Mas atenção: o aluno que optar por uma dessas unidades terá que estudar em tempo integral e será convidado a ir à escola em dia e horário marcados para conhecer um pouco mais sobre o projeto. Ao realizar a matrícula pela internet, a escola definida terá que vir como a primeira opção de escolha. A relação das 18 escolas está no site www.rio.rj.gov.br/sme e no Guia de Matrícula 2012.
Matrícula para o Ginásio Experimental Olímpico (GEO)
O Ginásio Experimental Olímpico (GEO) tem como principal objetivo dar oportunidade para os alunos do 6º ao 8º ano com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência. A primeira escola do programa funcionará em Santa Teresa com o nome de Ginásio Experimental Olímpico Juan Antônio Samaranch. A partir de 2013, a escola contará também com o 9º ano.
Para participar do GEO, os interessados devem escolher a unidade Juan Antônio Samaranch como primeira opção. Mas atenção: o aluno que optar por essa unidade, além de ter aptidão física para o esporte, terá que estudar em tempo integral e será convidado para fazer um teste de aptidão esportiva, cuja data será informada no ato da inscrição para a matrícula. Caso a criança seja considerada inapta no teste de habilidade física, ela será alocada nas demais opções ou ficará na escola de origem, caso só tenha solicitado o GEO.
Matrícula para crianças com deficiência
O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), da Secretaria Municipal de Educação, é responsável pelo atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD). A matrícula deve ser feita também pela internet, apontando, no campo pertinente, o fato de que o aluno tem deficiência. Após a realização e confirmação da matrícula, um professor do IHA entrará em contato para que o seu filho seja avaliado e encaminhado para a turma correspondente à opção dos pais: turmas comuns ou classes/escolas especiais. No caso da opção por turma comum, o aluno terá direito a frequentar, no contraturno, sala de recursos multifuncionais, que complementam sua formação.
Matrícula para o Programa de Educação de Jovens e Adultos
Dentro do programa, o atendimento aos jovens e adultos está dividido em duas etapas: o Peja I, para quem vai cursar do 1º ao 5º ano, e o Peja II, para o 6º ao 9º ano. Nos dois casos, a duração do curso é de dois anos. Veja em qual das duas etapas o jovem ou o adulto se encaixa para realizar a matrícula, que também deve ser feita pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário