sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa

http://adaoblogado.blogspot.com/
Olimpíada de Língua Portuguesa:
Paraalém de um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futurose traduz em uma proposta de formação docente, desenvolvendo-se por meio de açõesvalorosas e um rico material que orientam a prática pedagógica considerando aimportância do trabalho com os gêneros textuais – que se encontram nas esferasdiscursivas da vida social – por levar em conta os diferentes domínios sociaisde comunicação envolvidos na produção e compreensão dos textos orais eescritos.
Como tema “O lugar onde eu vivo”, a dinâmica da Olimpíada, além de favorecer aampliação e o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita, favorece oconhecimento e a valorização da história e da cultura locais; estreita os vínculosde nossos alunos e alunas com o “seu lugar” – possibilitando-lhes um novo olharacerca da realidade e, a partir daí, a perspectiva de transformação.
AOlimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro contempla o trabalhocom os seguintes gêneros textuais:
1-  POEMA– 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
2-  MEMÓRIASLITERÁRIAS – 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
3-  CRÔNICA– 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio
4-  ARTIGODE OPINIÃO – 1º e 2º anos do Ensino Médio

   É importante registrar...
§ Paraa 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi enviada àsescolas públicas brasileiras – que atendem um ou mais anos escolares entre o 5ºano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio – uma coleção com quatropastas. Em cada uma delas há material que visa colaborar com o professor noensino da leitura e da escrita em um gênero textual, quais sejam:
-1 caderno do professor,
-10 exemplares idênticos da Coletânea de textos e 1 CD-ROM.

§ Estacoleção poderá ser utilizada não apenas na preparação para a Olimpíada, mascomo mais um instrumento que visa auxiliar o trabalho docente em relação aosconteúdos de Língua Portuguesa que precisam ser ensinados durante o ano letivo.
 
§ Aose inscrever o professor passará a integrar a rede Escrevendo o Futuro ea receber gratuitamente a revista Na Ponta do Lápis – uma publicaçãoperiódica com artigos, entrevistas, análise de textos e relatos de práticadocente. 

Estejaatento ao início das inscrições acessando WWW.escrevendo.cenpec.org.br.Em breve enviaremos a senha para que possa ser efetuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário